Projeto Amazon Maker divulga cursos de programação e modelagem 3D

O aprendizado pode ser facilitado quando aliado ao incentivo da prática constante dos conteúdos ensinados. Com isso em mente, o Projeto Amazon Maker convida o público de todas as idades para aprender mais sobre robótica e modelagem 3D em cursos voltados a promover o aprendizado com base na prática diária. No estande do projeto, localizado na Tenda da SBPC Jovem, os visitantes podem observar robôs montados com peças de Lego e acompanhar a impressão de projetos 3D com o filamento PLA, isto é, uma fibra biodegradável feita de fontes renováveis como amido de milho e cana-de-açúcar.

Iniciado em 2021, o Projeto Amazon Maker foi idealizado pelo professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Yuri Vidal, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), para ofertar cursos que ensinam o básico da computação para diversas faixas etárias, como curso de Computação, com turmas para crianças de 8 a 13 anos, turmas para jovens e adultos, de 14 a 60 anos, e turmas seniores, para idosos. Além da computação, os alunos são direcionados a aprofundar seus conhecimentos em cursos de Robótica, básica e avançada, e cursos de Modelagem 3D.

“A maioria das crianças e dos adolescentes não tem a oportunidade de ter acesso a cursos de Robótica e Modelagem 3D por uma série de motivos, seja pela falta de estrutura ou de profissionais qualificados, e essa é uma oportunidade em que eles podem aprender fazendo, desde a programação básica até a robótica e a modelagem. Quando este jovem chegar ao mercado de trabalho, já vai ser um diferencial, começando com um passo à frente”, afirma Thays Gouvêa, uma das coordenadoras do projeto.

Graças aos cursos, que são ofertados gratuitamente, os estudantes podem almejar um mercado de tecnologia em expansão, que é a modelagem e a impressão 3D em diversas áreas, do setor de brinquedos e itens de decoração a próteses robóticas e próteses dentárias. Os participantes chegam ao mercado de trabalho com um diferencial educacional e tecnológico para pensar novas aplicabilidades.

“Os conhecimentos obtidos por meio da aplicação da impressão 3D podem servir como ferramenta de empreendedorismo, gerando renda e gerando transformação da vida de alunos e estudantes de regiões periféricas, que antes não tinham esse acesso”, reitera José Mateus Cecter, também coordenador do projeto e professor de Modelagem 3D.

Como participar – Os cursos do Amazon Maker tem duração média de um mês e meio e são desenvolvidos nas Usinas da Paz e nas escolas técnicas do estado do Pará. Nas escolas, os cursos são abertos não somente aos estudantes, mas também aos  docentes e técnicos, que são convidados a participar. Já nas Usinas da Paz, os cursos são abertos bimestralmente, em módulos. Os interessados em participar podem realizar a inscrição nas secretarias das Usinas da Paz, com a apresentação de documento de identificação e comprovante de residência. As turmas estão sujeitas ao número de vagas disponíveis.

TEXTO: Jambu Freitas - Comissão Local de Comunicação da 76ª da Reunião Anual da SBPC

FOTOS: Marcelo Dias

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura