Encontro em Belém discute fome e insegurança alimentar na Amazônia

Novas perspectivas se abrem para que a crise da fome na Região Amazônica seja enfrentada. Esse é o mote do I Encontro da Amazônia Legal de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizado nos dias 24 e 25 de julho, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento é uma realização da Rede de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) e da UFPA, e conta com o apoio do Ibirapitanga e da Ford Foundation.

O evento reúne representantes da sociedade civil, do governo federal, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), da Rede Penssan, e cientistas de instituições de pesquisa dos estados amazônicos. Por meio de mesas temáticas e de uma mostra de experiências, a fome será debatida com base no que ocorre, efetivamente, nos estados da região.

“O encontro realizado numa cidade da Amazônia Legal é de extrema importância, pois possibilita discussões descentralizadas e focadas na nossa realidade. A construção de políticas públicas urgentes pautadas nas nossas vivências e experiências é desafiadora. Por isso nós precisamos ter mais protagonismo em debates desse tipo”, acrescenta Nadya Alves-Santos, professora da Faculdade de Nutrição da UFPA.

O Encontro da Amazônia Legal vem na esteira da participação da Rede Penssan, em agosto de 2023, nos Diálogos Amazônicos – série de eventos Pré-Cúpula da Amazônia. A Rede Penssan apresentou dados nacionais, em 2021 e 2022, sobre a fome e a insegurança alimentar no contexto da pandemia de covid-19 – momento em que o país enfrentou um apagão dos dados públicos sobre a fome. Hoje, a rede de pesquisa – representada por cientistas em todas as regiões do país – vem viabilizando uma série de iniciativas de pesquisa cidadã, para que a fome seja compreendida em complexidade e especificidade.

“A fome é uma violação de direitos humanos que precisa ser reparada a todo custo, mas é fundamental conhecer a realidade de quem vive em dado território. Temos um grande potencial de pesquisa na área de soberania e segurança alimentar nos estados que compõem a Grande Amazônia. Estamos em crescente diálogo com essa comunidade científica e conectados em rede, em todas as partes do país, o que tornará possível cobrar e efetivar uma agenda forte de política pública em todas as instâncias de poder”, avalia Sandra Chaves, coordenadora da Rede Penssan.

O encontro será realizado no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), no Campus Guamá. Mais informações sobre a programação podem ser conferidas na página do evento.

TEXTO: Assessoria de Comunicação da Rede Penssan

ARTES: Divulgação

ODS 1 - Erradicação da PobrezaODS 2 - Fome Zero e Agricultura SustentávelODS 3 - Saúde e Bem-EstarODS 10 - Redução das Desigualdades