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TAMANHO DA FONTE

Aberto o prazo para submissão de resumos para o Congresso Panamazônico sobre a Educação Básica

A Coordenação Geral do 1º Congresso Panamazônico dos Professores de Língua e Literatura da Educação Básica (1º Cllimaz) e do 2º Encontro dos Egressos do ProfLetras-UFPA  (2º Letrasvivaz) abriu inscrições para a submissão de resumos nos Grupos de Trabalho por Tema, Proposição  e Propostas de Intervenção Pedagógica elaboradas no âmbito do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras) ou outro Programa de Mestrado Profissional em Letras autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O prazo vai até 31 de agosto de 2024.

O 1º Cllimaz tem o intuito de promover a interlocução entre diferentes profissionais da área, pensar o ensino da linguagem além da gramática tradicional e das variantes prestigiadas da língua portuguesa e, sobretudo, propor políticas de ensino comprometidas com a ecologia e a sustentabilidade, pautando-se uma agenda da educação ambiental e de debate climático na escola básica antes, durante e depois da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém, em 2025. Neste contexto, enfatiza-se a inclusão social, étnica, cultural, artística, escolar e as diferenças regionais. 

“Reuniremos professores da educação básica e superior, mais focadamente dos países da Panamazônia, para discutir o ensino da língua, linguagem e literaturas como ações de valorização humana dos sujeitos e de suas espacialidades”, ressalta o professor Marcos André Cunha, presidente do evento e integrante do Conselho Gestor do ProfLetras Nacional – Região Norte.

Já o 2º Letrasvivaz tem como meta viabilizar a formação continuada dos docentes da rede pública fundamental e básica a que se propõe o Programa de Mestrado em Rede Nacional em Letras, que é constituído por 42 universidades públicas em todas as regiões brasileiras, funcionando em 49 unidades, incluindo os campi de algumas instituições públicas.  Mais de 4,1 mil professores de Língua Portuguesa se tornaram mestres e atuam na área educacional brasileira por meio do programa.

Ambos os eventos se constituem como ações permanentes pelo ProfLetras da UFPA, que busca promover a interlocução política e constante da cultura e da produção intelectual universitária com a educação básica e a sociedade, principalmente no momento em que se debate COP30 na capital paraense.

“Os dois eventos reforçam o compromisso da universidade com uma formação humanizada e transformadora no ensino, na pesquisa e na extensão em educação, linguagem e literaturas nas universidades e escolas públicas. É o compromisso efetivo da educação básica e superior em defesa de um projeto de desenvolvimento sustentável para a Panamazônia e o mundo”, completa Marcos André Cunha. 

Inscrições e submissões – As inscrições no 1º Cllimaz e no 2º Letravivaz podem ser feitas por meio do Sigeventos.  O valor da inscrição varia de R$10 a R$50 reais, de acordo com a categoria do interessado (estudante de graduação, estudante de pós-graduação, professor, pesquisador e profissionais de diversas áreas). 

Para as submissões de resumos devem ser observados os três grupos: temáticos, propositivos e de produtos e recursos educacionais. Os resumos temáticos devem relacionar o ensino com o texto, o discurso, a leitura, o dialogismo, o gênero literário, a linguagem de sinais, a decolonialidade, a oralidade, o multilinguismo, a literatura, a produção cultural, a variação linguística, entre outros. A submissão de resumos não tem custo, porém, para realizá-la, é necessário estar inscrito no evento.

Os grupos propositivos, de caráter mais transversal e interdisciplinar, em conformidade com a proposta do Cllimaz, farão relatos de experiências considerando o ensino das línguas e das linguagens que envolvam a  preservação amazônica, a educação ambiental, a educação indígena; a educação quilombola; a heterogeneidade étnica e cultural;  as diferenças regionais brasileiras; a educação do campo, das águas e das florestas na Pan-Amazônia, assim como o ensino da linguagem e literatura junto aos movimentos sociais urbanos, periurbanos e rurais. “Deste grupo, sairão propostas que devem ser colocadas em prática como políticas públicas na educação básica em nível municipal, estadual e federal”, informa Marcos. 

Por sua vez, os grupos de produtos e recursos educacionais, contemplando as contribuições dos egressos dos Mestrados Profissionais no Ensino da Língua, Linguagem e Literatura do Profletras e de outros programas, devem apresentar resumos com base nas interfaces do ensino com as linguagens visual, sonora e verbal; nos cenários inclusivos; na descrição linguística; na formação de professores; nos estudos do discurso; nos estudos literários e de arte, além de literatura, memória e ensino e as práticas de linguagem com os espaços habitados, entre outros. 

TEXTO: Kid Reis

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

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