Centro de Internacionalização oferta vagas para curso de Mandarim

O Centro de Internacionalização da Universidade Federal do Pará (CI-UFPA), em parceria com o Instituto Confúcio, ofertará 120 vagas, no total, para o curso livre de Mandarim. A oferta é válida para a comunidade interna e externa à UFPA, e as inscrições ocorrerão nos dias 5 e 6 de agosto. Os interessados devem se inscrever pelo formulário digital, seguindo as normas e as condições de participação dispostas no edital

O intuito da oferta é que os participantes desenvolvam habilidades de leitura, compreensão e produção oral e escrita no idioma Mandarim. O curso será ministrado por professores nativos chineses, no Centro de Internacionalização da UFPA, Campus Guamá, no Bloco G do Setor Básico. Serão abertas três turmas, nas segundas e quartas-feiras e nas terças e quintas. Para as turmas de segunda e quarta, as aulas vão das 10h30 às 12h, já para as turmas de terça e quinta, os horários são das 10h30 às 12h ou das 14h às 15h30. O curso terá início na segunda semana de agosto e tem a previsão de durar seis semestres (três anos).

Das 120 vagas ofertadas, 81 serão destinadas à comunidade acadêmica da UFPA, 30 para alunos do ensino médio e 9 para a comunidade externa. A distribuição das vagas será da seguinte forma: 50% para ampla concorrência, 35% para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, 5% destinadas à população indígena, 5% destinadas à população quilombola e 5% destinadas a pessoas com deficiência. Para efeito de preenchimento, será considerada a ordem de inscrição dos candidatos.

As turmas de nível 1 iniciarão somente com um quantitativo mínimo de 35 alunos por turma, caso isso não ocorra, e os alunos na lista de espera não sejam suficientes para suprir a quantidade da turma, a secretaria entrará em contato para remanejar os candidatos. Caso a turma não alcance o quantitativo mínimo, a turma será cancelada.

Inscrições – Além de possuir idade igual ou superior a 15 anos, para se inscrever, as(os) candidatas(os) precisam apresentar alguns documentos obrigatórios: CPF, identidade, documento de comprovação de vínculo institucional (caso houver vínculo institucional para alunas(os) da UFPA ou de outra instituição a que o participante esteja vinculado), documento de comprovação de cota (caso seja cotista) e uma foto 3×4 recente e nítida. Além disso, é necessário preencher um termo de compromisso à mão, disponível no anexo do edital. O formulário de inscrição abre às 10h do dia 5 de agosto até às 17h do dia 6. Estarão aptos a participar apenas candidatos maiores de 15 anos de idade.

Para fins de comprovação, pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica também necessitam apresentar o Número de Identificação Social (NIS) no ato de preenchimento do formulário. Já as(os) candidatas(os) indígenas e quilombolas devem anexar um documento de comprovação de pertencimento. Por sua vez, as vagas para as pessoas com deficiência se destinam às pessoas com deficiência em mobilidade física.

TEXTO: Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Reprodução Freepik