menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Universidade Federal do Pará (UFPA) é destaque no THE Impact Ranking 2024

A Universidade Federal do Pará (UFPA) é destaque entre as universidades brasileiras mais bem colocadas no Impact Ranking 2024, organizado pela Times Higher Education (THE). O ranking global classifica as instituições de ensino que se destacam na contribuição aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

No recorte brasileiro do ranking global de 2024, a UFPA passou de 5ª para 2ª universidade brasileira de maior impacto, atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP) e empatada com outras seis instituições que ficaram na faixa das 400 instituições no mundo com melhor desempenho no ranking, com pontuação geral entre 75.8 e 79.2.

A metodologia do THE Impact Ranking considera dados quantitativos e qualitativos submetidos anualmente pelas universidades na base de dados do ranking, e para garantir a pontuação em cada indicador, a instituição precisa apresentar evidências de que realiza ações consistentes relacionadas a cada um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Para que chegasse à classificação de 2024, a Times Higher Education avaliou 2.152 universidades de 125 países ou regiões, 561 instituições a mais que na edição anterior. Mesmo com o expressivo acréscimo de universidades na avaliação, a UFPA mantém e melhora o desempenho positivo.  Na instituição, a organização e submissão das informações é realizada pelo Comitê de Métricas, Desempenho Acadêmico e Indicadores Interinstitucionais.

TRAJETÓRIA – A UFPA aderiu ao Times Higher Education Impact Rankings a partir do ano de 2020, em sua segunda edição e, desde então, tem alavancado tanto seu desempenho geral, por meio de sua pontuação em quatro ODS obrigatórios, sendo um deles o ODS 17: Parceria e Meios de implementação, quanto o seu ranqueamento em 16, entre 17 ODS, o que representa um avanço em relação aos anos anteriores (5 ODS em 2020, 9 ODS em 2021, 10 ODS em 2022, 16 ODS em 2023 e 16 ODS em 2024), reforçando seu compromisso com a Agenda 2030, firmada pela ONU.

Na edição de 2024, as melhores pontuações alcançadas pela UFPA foram nos ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 7 – Energia Limpa e Acessível e ODS 5 – Igualdade de Gênero, além do bom desempenho obtido no ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Embora tenha se mantido entre as 400 melhores instituições no ranking global, a mesma colocação obtida em 2023, a UFPA apresentou grande salto de posição em três classificações, em especial quando analisados os rankings individuais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, a Universidade passou da posição 101ª-200ª em 2023, para a 41ª colocação em 2024, ficando empatada com a Universidade de Sunshine Coast, da Austrália. No ODS 7 – Energia Limpa e Acessível, passou de 201ª-300ª em 2023, para 34ª em 2024, ficando empatada com instituições de ensino das Filipinas, da França e do Chile. E no ODS 14 – Vida na Água, a UFPA saltou de 101ª-200ª em 2023, para 85ª em 2024.

Primeiro lugar no Brasil nos ODS-2 e ODS-17: No recorte das universidades brasileiras que obtiveram as maiores pontuações no ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, a UFPA ficou com a primeira colocação, com uma pontuação de 79.9. O ODS classifica as instituições que atuam para alcançar soluções para acabar com a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. E no ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação, a Universidade Federal do Pará chegou a uma pontuação de 84.8 – 90.0, ocupando a primeira colocação entre universidades brasileiras mais bem classificadas no ranking do ODS 17. 

Já no ranking brasileiro individual do ODS 7 – Energia Limpa e Acessível, a Universidade obteve a pontuação de 74.5, ficando em segundo lugar entre as instituições brasileiras com melhor desempenho neste ODS que considera ações que visam garantir o acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos.

No ODS 5, em que as ações visam alcançar a igualdade de gênero, a UFPA alcançou a pontuação de 59.2 – 63.0, ficando em 4º lugar entre as universidades brasileiras com a melhor classificação neste ranking individual.

Para o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, o bom resultado apresentado reflete o forte empenho institucional para construir uma universidade que faça a diferença para quem vive na Amazônia. “Temos trabalhado com afinco para desenvolver ações ao mesmo tempo de excelência acadêmica e alto impacto social. Estamos em um país e em uma região com grandes desafios para a cidadania plena, em que as universidades precisam ter uma sintonia ainda maior com as necessidades da sociedade. A UFPA busca permanentemente essa sintonia e ficamos felizes de ver que as avaliações nacionais e internacionais reconhecem os excelentes resultados que temos alcançado”.

INTERNACIONAL – No cenário global, pelo terceiro ano consecutivo, a Western Sydney University, da Austrália, se manteve no topo da lista, seguida pela Universidade de Manchester, do Reino Unido, e pela Universidade da Tasmânia, na Austrália. Para Emmanuel Zagury Tourinho, apesar das limitações e adversidades impostas a uma universidade localizada no coração da Amazônia, a UFPA, ano após ano, ratifica sua força e compromisso com a educação de qualidade em prol do desenvolvimento sustentável e inclusivo da região. “Todo ranking afere apenas uma parte das realizações das universidades e, por vezes, as condições desiguais em que se desenvolvem não são consideradas. Por tudo isso, é ainda mais relevante ver o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido pela Universidade Federal do Pará”.

Metodologia – A metodologia utilizada para chegar à classificação geral considera as pontuações obtidas em vários ODS, sendo 22% para o ODS 17, que considera os esforços das universidades em promover parcerias sólidas e cooperações para alcançar as metas; e 26% para cada uma das três pontuações mais altas obtidas pelas instituições em outros ODS, com o objetivo de reconhecer as áreas de maior impacto e contribuição das instituições para o desenvolvimento sustentável.

Com essa abordagem, o ranking aponta que pretende destacar os pontos fortes das universidades, ao mesmo tempo em que recompensa as contribuições gerais para a agenda global dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. “Essa classificação geral celebra as universidades que não são apenas líderes em ODS específicos, mas também aquelas que mantêm um alto nível de excelência em um amplo espectro de metas”, informa o site do ranking.

Sobre os ODS – Os ODS representam um apelo global à ação para a erradicação da pobreza, para a proteção do meio ambiente e do clima e para a garantia de que todas as pessoas, em todos os lugares, possam conviver em paz e com prosperidade. A participação continuada da UFPA neste ranking, e com destaque, revela o compromisso da instituição com a excelência acadêmica atrelada à inclusão social e à melhoria na qualidade de vida em nível regional, nacional e internacional.

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ARTES: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 1 - Erradicação da PobrezaODS 2 - Fome Zero e Agricultura SustentávelODS 3 - Saúde e Bem-EstarODS 4 - Educação de QualidadeODS 5 - Igualdade de GêneroODS 6 - Água Potável e SaneamentoODS 7 - Energia Limpa e AcessívelODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento EconômicoODS 9 - Indústria, Inovação e InfraestruturaODS 10 - Redução das DesigualdadesODS 11 - Cidades e Comunidades SustentáveisODS 12 - Consumo e Produção ResponsáveisODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do ClimaODS 14 - Vida na ÁguaODS 15 - Vida TerrestreODS 16 - Paz, Justiça e Instituições EficazesODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo