Fórum de Dirigentes reúne gestoras(es) das unidades regionais em Tucuruí

O Campus Tucuruí da Universidade Federal do Pará recebe, entre os dias 7 e 10 de agosto de 2024, a 38ª edição do Fórum de Dirigentes de Campi da Universidade Federal do Pará (UFPA). No encontro, as(os) gestoras(es) das unidades regionais da UFPA e suas unidades administrativas (institutos e núcleos) terão a oportunidade de discutir estratégias institucionais, propondo ações na busca da excelência acadêmica.

Nesta edição, três novas representações estarão presentes: a Procuradoria Federal junto à UFPA; a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e a Comissão de Equidade de Gênero. Segundo a coordenadora do campus do Tocantins-Cametá, professora Maria Lucilena Gonzaga Costa, que responde pela vice-presidência do Fórum, essa iniciativa pretende contemplar as(os) docentes de maneira indistinta.

“A pauta da equidade de gênero na UFPA será discutida no fórum, com atenção para a paridade nos editais e os espaços a serem ocupados pelas mulheres na instituição”, comentou. “A expectativa é avançar com a consolidação de propostas que mantenham a unidade institucional sem perder a autonomia e a particularidade dos campi”.

Programação – Estão previstos 18 painéis ao longo de quatro dias. São esperados representantes dos campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí. A sessão de abertura será feita pelo vice-reitor Gilmar Pereira da Silva.

“O fórum traz demandas atuais dos campi e de suas unidades, por isso sempre há algo novo para ser discutido, dialogado e posteriormente implementado. As pautas referem-se aos desafios comuns às unidades do interior, que, muitas vezes, ultrapassam as discussões feitas no Campus Belém”, afirma o coordenador-geral do Campus Tucuruí, professor Wassim Raja El Banna, presidente do encontro.

Já no dia 9 de agosto, pela parte da manhã, o reitor Emmanuel Tourinho fará uma apresentação sobre resultados alcançados nos últimos anos e desafios futuros da UFPA. “Em decorrência de ser o último Fórum da gestão do reitor Emmanuel Tourinho, esperamos fazer um balanço das conquistas e dos avanços que os campi e suas unidades acadêmicas obtiveram”, completa El Banna.

A programação contará, ainda, com a cerimônia de posse do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE), a ser realizada no dia 8 de agosto.

TEXTO: Thays Braga - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom/UFPA