Projeto de extensão “Curso de Verão Amazônico 2024” abre inscrições para as comunidades interna e externa da UFPA

A Escola Amazônica de Formação Metodológica, projeto de extensão da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Pará (FACS/PPGCP – UFPA), vai realizar o “Curso de Verão Amazônico 2024”. Voltado para as comunidades interna e externa da UFPA, o curso ocorrerá entre 12 e 25 de agosto. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no site do evento até 8 de agosto.

Com o objetivo de difundir o conhecimento científico e metodológico, o Curso de Verão Amazônico 2024 ofertará os cursos de Etnografia Política; Protocolo de Consulta e Consentimento Livre, Prévio e Informado (CLPI) como instrumento de governança dos povos e comunidades tradicionais; Análise de Conteúdo; Como Navegar no Oceano de Informação; Como planejar, estruturar e redigir artigos científicos; Análise Hierárquica/Multinível com R e Introdução à Linguagem R. Os cursos têm carga horária variada , entre 6 e 20 horas no total, com emissão de certificado.

“A metodologia é vista com muito medo pelos alunos. A maioria dos estudantes foca nos cursos teóricos (que sempre são muito interessantes) ou nos que dão habilidades práticas para o mercado de trabalho, dependendo da área de formação. Mas a metodologia é o coração da ciência. É ela que transforma ‘estudantes’ em ‘pesquisadores’, ou seja, transforma pessoas que consomem conhecimento em pessoas que podem produzir conhecimentos”, afirma o professor Murilo Junqueira, coordenador do projeto.

Em seu terceiro ano de atuação, a escola conta com novas colaborações docentes e de discentes de pós-doutorado e graduação que vêm ajudando a construir o projeto. Este ano, os cursos ocorrerão fora do período oficial de férias e com duração mais curta, comparada com edições anteriores. “A proposta da escola sempre foi aproveitar o período de ociosidade da Universidade, nas férias, para promover cursos rápidos de metodologia científica. Aquela coisa, alguns preferem ir para a praia nas férias, outros preferem aprender a usar um software ou adquirir uma habilidade nova. Tem espaço para todos os gostos na UFPA”, pontua Murilo Junqueira.

Nos dias 12 e 13 de agosto, ocorrerão, ainda, as palestras de abertura da escola , com o tema Ciência Política para além do ambiente Acadêmico, que vai reunir cientistas políticos com papéis destacados no mercado de trabalho para falar sobre suas experiências pessoais. A abertura ocorrerá no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, das 9h às 12h.  A entrada é livre.

Inscrições – Para se inscrever, basta entrar no site da escola, selecionar o curso de que deseja participar e preencher o formulário. Cada curso tem um formulário próprio. O candidato precisa preencher se pertence ou não à comunidade interna da UFPA e sinalizar seu comprometimento em participar presencialmente dos cursos, já que os espaços têm capacidade máxima. As inscrições para membros da UFPA vão de 31 de julho a 5 de agosto, e a comunidade externa poderá se inscrever de 5 a 8 de agosto. Ao serem preenchidas todas as vagas, os formulários para cursos presenciais serão encerrados.

TEXTO: Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ARTES: Divulgação