Colóquio discute governança, desenvolvimento, território, cultura e políticas públicas no Baixo Tocantins

Articular o diálogo entre a comunidade acadêmica, as organizações estatais, a sociedade civil e o setor empresarial. Esse é o objetivo do XI Colóquio  Mesorregional de Governança e Desenvolvimento na Universidade Federal do Pará (UFPA) / V Colóquio  Mesorregional de Governança e Desenvolvimento da Região do Baixo Tocantins: Políticas Públicas, Território e Cultura, que ocorre de 5 a 7 de agosto de 2024, no Campus Universitário de Tucuruí (Camtuc/UFPA). São ofertadas 150 vagas para as pessoas interessadas. As inscrições devem ser feitas via formulário

O evento objetiva, sobretudo, produzir propostas para aperfeiçoar as políticas de intervenção da UFPA no âmbito da extensão. Isso implica, de maneira ampla, alterar a realidade, prioritariamente, das comunidades vulneráveis e de demais segmentos sociais.

Programação – A conferência de abertura, que discutirá os desafios e as oportunidades para as pesquisas na Foz do Rio Amazonas, será ministrada pelo professor Nils Edvin Asp Neto, do Instituto de Estudos Costeiros (Iecos) – Campus Universitário de Bragança/UFPA. Ainda na manhã do primeiro dia, está previsto o Painel “Hidrovia Araguaia-Tocantins e matrizes alternativas geradoras de energia elétrica para a mesorregião do Baixo Tocantins”, que será apresentado pelo professor Marcel Ribeiro Padinha, do Campus Universitário do Tocantins/Cametá (Cuntins/UFPA).

Ao todo, serão conduzidas oito mesas-redondas sobre os seguintes temas: emergência climática e políticas de mitigação de impactos na sociobiodiversidade das populações tradicionais; agricultura familiar, sociobiodiversidade e resistências coletivas; empresas, sindicatos, mineração e gestão ambiental; entraves para a universalização do acesso à saúde; políticas públicas de turismo na região de integração do Lago de Tucuruí; desafios da educação básica; segurança barragens da Usina Hidrelétrica de Tucuruí; e violência de gênero, classe, sexualidade e violação dos direitos humanos.

“Os colóquios fazem parte das múltiplas estratégias de aproximação/interação da Universidade com a sociedade civil”, afirma o professor Durbens Martins Nascimento, da Diretoria de Relações Interinstitucionais e Sociais da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFPA). “Estão previstos debates sobre questões socioambientais e possíveis soluções para o Baixo Tocantins”, completa.

TEXTO: Thays Braga - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ARTES: Proex/UFPA