UFPA e Projeto Circular assinam Protocolo de Cooperação

O Reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho, e a Presidente da Associação Circular Campina Cidade Velha (Projeto Circular), Adelaide Oliveira Pontes, assinam, no próximo dia 8 de outubro, às 10h, Protocolo de Cooperação voltado à colaboração técnica, acadêmica, cultural e institucional, por meio de ações conjuntas de promoção das artes, da memória, da sustentabilidade e da conservação e valorização do patrimônio histórico-cultural da cidade de Belém.

O Projeto Circular, criado em 2013 por iniciativa de um grupo de agentes culturais independentes, é um circuito cultural de revalorização da área histórica da capital paraense, com o objetivo de incentivar a melhor apropriação e utilização das estruturas e edificações existentes localizadas nos bairros Campina e Cidade Velha, marcos inaugurais de Belém. O Circular promove eventos regulares, abertos ao público e gratuitos, com vasta programação científica, cultural e artística, além de oficinas, rodas de conversa e visitas guiadas aos prédios históricos da capital.

Atualmente, o Projeto Circular conta com uma rede de parcerias em mais de 40 espaços nas áreas de arte e cultura no centro histórico de Belém e arredores, entre museus, galerias, praças e espaços culturais e gastronômicos. O projeto já foi contemplado com o Prêmio Rodrigo de Melo Franco Andrade, do IPHAN, em 2018, em reconhecimento aos seus serviços em prol do patrimônio cultural de natureza material e imaterial.

A origem das edições e a parceria com a UFPA – Idealizado por Makiko Akao, o Projeto Circular surgiu da necessidade de se pensar em ações socioculturais voltadas à valorização do centro histórico da capital paraense. Em dezembro de 2013, de forma experimental, seis espaços parceiros ligados às artes visuais foram o embrião da primeira edição oficial do projeto, realizada em junho de 2014.

A UFPA mantém parceria com o Circular desde 2014, por meio do Fórum Landi, espaço de extensão, ensino e pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA (FAU/UFPA) dedicado à revitalização do centro histórico de Belém, com foco na pesquisa da obra arquitetônica de Antonio Landi, no bairro da Cidade Velha. As primeiras edições do projeto contaram com exposições artísticas e mostras fotográficas, além da presença da Editora da UFPA (ed.ufpa), que disponibilizou estande no Fórum Landi e a distribuição de vale-livros nos espaços participantes.

Já em 2015, o projeto de extensão Roteiros Geo-Turísticos, organizado pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (Geotur) e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (GGeoTur) da UFPA, atuante desde 2011, passou a integrar a programação do Circular. A iniciativa leva a comunidade às ruas e bairros de Belém em roteiros guiados, apresentando o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade em caminhadas ao ar livre orientadas por educadores e educandos da universidade. Coordenado pela professora Maria Goretti da Costa Tavares, o projeto recebeu a Comenda Eneida de Moraes, em reconhecimento à contribuição à salvaguarda e valorização do patrimônio paraense. No próximo dia 20 de outubro, domingo, Belém será palco da 53ª edição do Circular, evento que celebra a educação patrimonial e a cultura no coração histórico da cidade.

Fórum Circular – Em 2018, com o objetivo de promover o compartilhamento de experiências, reflexões e elaboração de proposições participativas para o patrimônio histórico da capital paraense, o Projeto Circular organizou o I Fórum Circular, no auditório do Mercedários UFPA, inaugurando as atividades no local.

O I Fórum Circular buscou refletir sobre propostas de requalificação da área central que integra o patrimônio histórico de Belém. Na ocasião, o Fórum promoveu debates e palestras em grupos de trabalho, além da elaboração de um relatório com indicativos para a criação de um plano de reabilitação do centro histórico da capital. O evento trouxe, ainda, apresentações musicais de alunos e professores da Escola de Música da UFPA.

Outras parcerias – O Centro de Memória da Amazônia da UFPA (CMA) também participou da programação do Projeto Circular em 2019, disponibilizando um vasto acervo de documentos jurídicos históricos para consulta e pesquisa. O CMA auxilia pesquisas e iniciativas educacionais em seu acervo, que possibilitam novas leituras sobre o passado da região e instigam discussões sobre o processo de construção social e histórica da Amazônia.

No mesmo ano, o Laboratório de Historiografia da Arquitetura e Cultura Arquitetônica (Lahca), vinculado à FAU/UFPA, juntou-se à programação do projeto em um ciclo de visitas aos espaços da modernidade arquitetônica do bairro Campina. O evento apresentou à comunidade o processo de transformação e modernização da arquitetura no bairro desde a década de 1940 até meados dos anos 1970.

“Trabalho extraordinário” – Para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, “a Universidade Federal do Pará e o Projeto Circular compartilham o compromisso com a conservação do patrimônio cultural de nossa cidade e de todo o estado do Pará. A própria criação do Mercedários UFPA está alinhada com esse propósito. Para a UFPA é uma grande alegria e uma honra fortalecer os laços com o Projeto Circular, que tem desenvolvido um trabalho extraordinário de conscientização da nossa população para a valorização e conservação do centro histórico de Belém”.

Com o Protocolo, a UFPA e o Projeto Circular consolidam uma década de parceria e cooperação, buscando a valorização da identidade sociocultural e do patrimônio histórico material e imaterial de Belém. “A UFPA é a parceira mais longeva do Circular e sempre foi extremamente gratificante e de muito aprendizado a troca em todos esses anos. A assinatura do termo celebra e amadurece essa parceria. O compromisso assumido entre o Circular e a maior universidade da Amazônia é por um centro histórico vivo e bem cuidado”, afirmou Adelaide Pontes, presidente do Projeto Circular.

Serviço:

Cerimônia de assinatura do protocolo de Cooperação UFPA/Projeto Circular.

Data: 8 de outubro de 2024

Horário: 10h

Local: Mercedários UFPA, Boulevard Castilhos França, s/n. Campina, Belém-PA.

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ARTES: Cerimonial UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo