O Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI) entrará em vigor na Universidade Federal do Pará agora em janeiro de 2025. A UFPA está dentro do escopo das organizações públicas brasileiras participantes do programa e precisa agir para alinhar suas operações com os requisitos do PPSI, que tem o objetivo de garantir que os dados de todos os brasileiros, incluindo os da comunidade acadêmica, estejam seguros.
O PPSI é um programa do governo federal que estabelece regras para proteger informações sensíveis, sistemas críticos e redes de dados institucionais. Para a UFPA, o PPSI significa a necessidade de revisar e ajustar seus processos internos para garantir a conformidade com as novas normas, o que inclui desde a forma como os dados dos estudantes e servidores são armazenados até a proteção dos sistemas da Universidade contra ataques cibernéticos. As ações propostas são uma oportunidade para melhorar a maturidade e resiliência cibernética da Universidade perante os inúmeros casos de ataques registrados.
Programa de Privacidade e Segurança da Informação – Conforme o disposto no art. 3º, da Portaria SGD/MGI Nº 852, o PPSI se baseia em cinco áreas principais – governança, maturidade, metodologia, pessoas e tecnologia -, e tem o objetivo de elevar a maturidade e a resiliência dos órgãos e entidades, em termos de privacidade e segurança da informação, no âmbito do SISP.
Por exemplo, na área de governança, a UFPA deverá criar um comitê de segurança da informação para tomar decisões estratégicas sobre a proteção de dados. Já na área de pessoas, serão realizados treinamentos para conscientizar todos os membros da comunidade acadêmica sobre a importância da segurança da informação.
Na parte de maturidade, haverá a realização de auditorias regulares para avaliar a eficácia das medidas de segurança implementadas e a criação de políticas e procedimentos com metodologias para o tratamento de dados pessoais. Por fim, ferramentas de segurança para proteger os sistemas e redes da Universidade contra ataques cibernéticos devem receber investimentos.
Mais informações na página do Governo Digital.