A Universidade Federal do Pará, por meio do Instituto de Tecnologia (Itec-UFPA) e da Faculdade de Engenharia Civil (FEC-UFPA), está com as inscrições abertas para a realização o VII Simpósio Brasileiro de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia – Afetividade e Relações Humanas na Engenharia: Aprendizagem ativa construindo pontes entre pessoas e tecnologias para os professores de engenharias. Marcado para o período de 9 a 11 de abril, o evento é voltado para professores, pesquisadores, técnicos educacionais, graduandos, pós-graduandos e gestores de cursos de engenharia das universidades brasileiras interessados em aprofundar conhecimentos sobre práticas de aprendizagem ativa e formação humanística no ensino de engenharia. As inscrições, sem custos, podem ser feitas até o dia 9 de abril, na página do evento.
O objetivo da atividade é promover o diálogo e a atualização sobre aprendizagem ativa na educação em engenharia para fortalecer a formação continuada de professores, incentivando trocas de experiências e atualização profissional, além de compartilhar práticas inovadoras, explorando estratégias que auxiliem na aplicação efetiva de métodos e estratégias de aprendizagem ativa. “É fundamental construir coletivamente novos ambientes de aprendizagem que promovam o bem-estar emocional e mental dos discentes e dos professores”, lembra o professor do Itec e engenheiro Renato das Neves.
Para o professor, a participação dos estudantes neste debate é imprescindível, principalmente por serem as(os) protagonistas da construção do conhecimento e não somente as(os)receptoras(es) de informações curriculares. “A engenharia contemporânea exige, além das competências técnicas, a capacidade de trabalhar colaborativamente em equipes diversas num mundo interconectado. Essa realidade toca na afetividade e no respeito pelas diferenças e pode ser integrada à educação em engenharia, preparando profissionais mais humanos e conscientes para uma vivência social em uma sociedade competitiva e desigual”, ressalta o professor.
Para ele, as temáticas a serem debatidas se somam ao 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visa garantir uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa para combater a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima e garantir paz e prosperidade. “A engenharia exige a capacidade de trabalhar de forma interdisciplinar para atuar em territórios urbanos, rurais, ribeirinhos, quilombolas e dos povos originários”, detalha.
Esse pensamento é acompanhado por Vitor Martins, da Universidade Estadual do Pará (UEPA), que lembra que o intercâmbio de conhecimentos pode resultar em uma evolução da capacitação dos participantes para o planejamento de disciplinas dos cursos de engenharia utilizando uma estratégia de aprendizagem ativa. “Será um exemplo e um conhecimento exercido na prática, com segurança e autonomia educacional”, enfatiza Vitor.
Curso de Extensão – Como forma de complementar a programação do simpósio, no período de 7 a 9 de abril, também será realizado o Curso de Extensão “Estratégias e Métodos de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia”. As inscrições, sem custos, podem ser feitas até o dia 4 de abril. O curso terá como facilitadora a professora Valquíria Gomes Missell, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Para ela, a realização do curso reflete os suportes operacionais das instituições que respaldam o uso da metodologia ativa à medida que estimulam a participação social e educacional dos discentes para assumirem a responsabilidade pelo processo pedagógico de aprendizado, não sendo mais apenas um receptor de uma educação verticalizada como ocorreu historicamente.
O Curso de Extensão e o VII Simpósio Brasileiro contam com a organização e parceria da Universidade Federal do Pará(UFPA), da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), do Governo do Estado do Pará, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e das Universidades Federais de Brasília, Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, além da participação do Instituto Federal de Ensino Superior do Espírito Santo (IFES-ES) e do Grupo Editorial Nacional (GEN).