LAPATO

Laboratório de Patologia Animal

O Laboratório de Patologia Animal (LAPATO) auxilia no diagnóstico de doenças de animais de companhia, de produção, da fauna silvestre e mamíferos aquáticos, por meio da realização de necropsias e de exames citopatológicos e histopatológicos. Nessas atividades colabora no diagnóstico de doenças para os três setores (Setor de Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Produção, de Cães e Gatos e de Animais Silvestres da Fauna Nativa) do Hospital Veterinário (HV) “Professor Carlos Maria Antônio Hubinger Tokarnia” do Instituto de Medicina Veterinária da UFPA. A equipe do LAPATO atende aos proprietários de animais de produção quando há mortalidade de animais, realizando visitas às fazendas, necropsias e diagnóstico, indicando medidas a serem adotadas para a resolução de problemas. A equipe colabora, também, na investigação e diagnóstico de doenças de animais com os órgãos municipais e estaduais. Além dessas parcerias locais, o Laboratório tem participado em trabalhos desenvolvidos pelo ICMBio de Porto de Pedras e Ilha de Itamaracá, atuando no apoio ao diagnóstico de enfermidades dos peixes-boi atendidos por eles. Também colabora dando suporte diagnóstico e auxilia no manejo sanitário de animais silvestres capturados por técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e animais silvestres mantidos em cativeiro em Zoológicos e em Parques Zoobotânicos dos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Tocantins e Piauí.

Município

Coordenador(a):
Pedro Soares Bezerra Júnior

pedrobezerra@ufpa.br

Contatos e Localização

Endereço:
Rodovia BR 316, Km 56, Campus Universitário de Castanhal (Campus II) - CEP 68746-001 - Bairro Jaderlândia - Castanhal - Pará - Amazônia - Brasil

teste