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Itec sedia o VII Simpósio Brasileiro de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia

De 9 a 11 de abril, a Universidade Federal do Pará, por meio do seu  Instituto de Tecnologia (Itec-UFPA) e da Faculdade de Engenharia Civil (FEC-UFPA), sedia o VII Simpósio Brasileiro de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia (SBAAEE 2025). O tema “Afetividade e Relações Humanas na Engenharia: Aprendizagem ativa construindo pontes entre pessoas e tecnologias” reunirá professoras(es), pesquisadoras(es), estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais técnicas(os) e gestoras(es) de cursos de Engenharia, no Auditório Professor José Sérgio Ianino Soares, localizado no prédio de Engenharia Mecânica, no Campus Profissional da UFPA.

Participam da mesa de abertura do evento a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg/UFPA), professora Maria Lucilena Gonzaga Costa; o diretor do Itec-UFPA,  professor Hito Moraes;  e a  presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PARÁ), Adriana Falconeri. Também está confirmada a presença do professor Marcel do Nascimento Botelho, diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa); e da professora  Eliane de Castro Coutinho, diretora do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Universidade  do Estado do Pará (CCNT-UEPA).

Para o professor e engenheiro do Itec-UFPA Renato das Neves, os objetivos do VII SBAAEE são promover um espaço de diálogo e atualização acerca de aprendizagem ativa na educação nas áreas da engenharia; fortalecer a formação continuada de docentes, incentivando a adoção de práticas pedagógicas inovadoras; fomentar a troca de experiências e a aplicação de métodos e estratégias de aprendizagem ativa; além de explorar novas possibilidades de criação de ambientes educacionais que zelem pelo bem-estar emocional e mental de estudantes e professoras(es) no universo acadêmico, no mundo do trabalho e nas relações sociais na sociedade civil. 

A Engenharia contemporânea, segundo ele, exige, além das competências técnicas, a capacidade de trabalhar, colaborativamente, em equipes plurais e interdisciplinares. “É necessário o desenvolvimento das relações humanas, da comunicação afetiva e das habilidades socioemocionais num mundo interconectado e marcado por profundas desigualdades sociais. Esta realidade toca, diretamente, em como a afetividade e o respeito pelas diferenças podem ser integrados à Educação em Engenharia, preparando profissionais mais humanos e conscientes para atuar no mercado de trabalho competitivo”, explica.

Programação – Após a mesa de abertura, às 15h, haverá um painel da UEPA e a da Fapespa que abordará a proposta de construção de um Canal Reverso de Resíduos de Construção e Demolição para a Redução dos Impactos Socioambientais do Descarte Irregular destes Materiais em Belém. As atividades do primeiro dia encerram-se com dinâmicas de integração dos 70 participantes inscritos.

No dia 10 de abril, a partir das 14h30, haverá a palestra interativa “Afetividade e Relações Humanas na Engenharia: Aprendizagem ativa construindo pontes entre pessoas e tecnologias”, que será ministrada pelo professor Sérgio Roberto Franco, do Programa de Pós-Graduação em Educação Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para ele, os processos de ensino e aprendizagem vêm cada vez mais impactados pelas novas tecnologias e os desafios da Inteligência Artificial. “O mito da objetividade do ensino se reafirma? Será o fim da aula convencional? Existem espaços para afetividade no ensino superior? Como ficam as relações humanas neste cenário? São questões que debateremos”, antecipa Sérgio.

No último dia do simpósio, 11 de abril, das 9h às 16h, ocorrerão onze oficinas e workshops envolvendo professoras(es) e pesquisadoras(es) de várias regiões brasileiras. Serão abordadas temáticas que perpassam pela “delicada tarefa de avaliar a aprendizagem no ensino baseado em competências na Educação em Engenharia”. Será debatido “o afetivo e o efetivo no acolhimento do estudante em Engenharia”; a “utilização de ferramentas on-line para estratégias de construção verde” e “os cursos de Engenharia e a Educação a Distância e seu novo marco regulatório”, aponta Renato. 

Também estão na pauta das oficinas e dos workshops: “a aplicação dos princípios neurocientíficos à gamificação: elaboração de uma atividade educacional em Engenharia”; a “Engenharia e a Arte; avaliação por competência mediada por rubrica” e a “aprendizagem crítica de Rodrigues: uso do protocolo metacognitivo de ensino-aprendizagem voltado para o ensino de Exatas”, entre outras temáticas. O encerramento das atividades está previsto para ocorrer entre 16h30 e 18h, com uma Mostra de Boas Práticas da Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia.

Organização – O evento resulta de esforços da Fapespa, do governo do estado do Pará, do Crea-PA, da UEPA e de representantes das Universidades Federais do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Itajubá, da Universidade de Brasília (UnB), da Faculdade Ari de Sá, da Escola do Instituto J&F, além da participação do Instituto Federal de Ensino Superior do Espírito Santo (Ifes-ES), do Grupo Editorial Nacional (GEN) e do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Civil (PET/UFPA).

TEXTO: Kid Reis

ARTES: Divulgação

Relação com os ODS da ONU:

ODS 1 - Erradicação da PobrezaODS 4 - Educação de QualidadeODS 6 - Água Potável e SaneamentoODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento EconômicoODS 9 - Indústria, Inovação e InfraestruturaODS 10 - Redução das DesigualdadesODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

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