Convênio entre UFPA e Faepa fortalece ações integradas

A Universidade Federal do Pará (UFPA) acaba de assinar um novo Convênio de Cooperação Técnica com a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). A assinatura do termo ocorreu no gabinete da Reitoria e contou com a presença do reitor Gilmar Pereira da Silva; do assessor da Reitoria, José do Egito Soares Filho; do presidente da Diretoria Executiva da Faepa, Carlos Fernandes Xavier; e do diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Pará (SENAR/Pará), Walter Cardoso.

Dois homens assinam documentos.

O convênio marca um avanço significativo na aproximação entre a universidade e o setor produtivo, com foco em ações conjuntas nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e gestão. “A UFPA reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da Amazônia ao estabelecer parcerias que levem conhecimento e inovação a todos os setores. O convênio cria oportunidades para articularmos saberes, favorecendo soluções conjuntas para demandas reais da sociedade paraense”, afirmou Gilmar Pereira da Silva

O acordo abre caminho para articulações em rede com outros organismos governamentais, em níveis local, regional e nacional. O objetivo central da parceria é criar mecanismos concretos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região e para a melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas.

“A presença da UFPA nesse processo é estratégica. Queremos somar expertises para transformar o potencial produtivo do Pará em oportunidades de geração de renda, sustentabilidade e qualidade de vida”, destacou Carlos Fernandes Xavier. “A atuação em rede com a UFPA amplia o alcance das nossas ações de formação e assistência técnica e aproxima ainda mais o setor produtivo das instituições de ensino e pesquisa”, avaliou o diretor geral do SENAR/Pará, Walter Cardoso.

A assinatura do convênio é um passo efetivo para incrementar a interação principalmente com o setor produtivo. O andamento da parceria prevê a criação de uma agenda de eventos, visitas técnicas e planejamentos com vista à concretização de ações e projetos conjuntos. O objetivo é estabelecer, de forma planejada e sistemática, linhas básicas para integração acadêmica e técnica entre as entidades com o propósito de constituir mutuamente um processo de cooperação que permita a execução de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento institucional.

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional

FOTOS: Heloísa Torres - Assessoria de Comunicação Institucional

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 16 - Paz, Justiça e Instituições EficazesODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo