Acolher, informar e orientar. Com esse objetivo, a Ouvidoria da Universidade Federal do Pará lançou a Cartilha Guia do Calouro, material pensado para apoiar as(os) estudantes ingressantes no processo de adaptação à vida universitária. Com duas versões, o guia traz informações práticas sobre os principais serviços da Instituição, incluindo orientações sobre matrícula, uso do Sigaa, assistência estudantil, além de divulgar a Campanha Respeito na UFPA e em Todo Lugar e o Programa UFPA: Territórios de Acolhimento e Integração.

Segundo Iraneide Freire, ouvidora da UFPA, o conteúdo foi construído com base em dúvidas frequentes recebidas pela Ouvidoria, tanto por telefone quanto por e-mail. “A cartilha surgiu das perguntas reais dos calouros. São dúvidas básicas, como ‘onde eu faço isso?’ ou ‘com quem eu falo sobre tal assunto?’ É uma forma de acolher essas(es) estudantes que estão chegando cheias(os) de expectativas e, muitas vezes, inseguras(os)”, ressalta.
Neste primeiro momento, as cartilhas foram disponibilizadas em formato digital, por conta da praticidade do acesso.

Multicampi – Além das informações comuns a todos os campi, a primeira edição do guia também aborda pontos específicos sobre o Campus Guamá. Da mesma forma, a versão Guia do Calouro – CAMPI também traz as informações comuns a todos e específicas dos campi que se encontram fora da capital paraense. A decisão de produzir dois guias diferentes partiu da constatação de que muitos serviços funcionam de maneira distinta, como os fluxos de atendimento da assistência estudantil e a presença de alojamentos estudantis.
“Percebemos que os campi têm realidades muito diversas. Então, além das informações gerais, estamos incluindo orientações específicas, com apoio das Diretorias de Assistência Estudantil de cada unidade”, destaca a ouvidora.
As versões digitais dos guias podem ser acessadas, gratuitamente, no site da Ouvidoria. A expectativa é que a ação se consolide como uma política permanente de acolhimento da UFPA, fortalecendo o vínculo entre a Instituição e os estudantes desde o primeiro contato.