Com o objetivo de recepcionar as(os) novas(os) estudantes de forma acolhedora e integrada, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza, nesta semana, a tradicional Semana do Calouro 2025. Além de atividades no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) e nos institutos do Campus Guamá, a programação também conta com uma estrutura externa que oferece serviços, orientações e espaços de interação para a comunidade acadêmica.
No entorno do CEBN, tendas de diferentes setores da Universidade foram montadas para aproximar as(os) calouras(os) dos programas de assistência estudantil, desenvolvimento acadêmico, projetos de extensão e práticas sustentáveis. Entre os destaques, estão as ações da Pró-Reitoria de Assistência e Acessibilidade Estudantil (Proaes), da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento (Sind), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Coleta Seletiva Solidária da UFPA.
A Proaes tem um papel fundamental na recepção às(aos) novas(os) alunas(os). Segundo Bethânia Nascimento, pedagoga na Pró-Reitoria, a tenda oferece informações sobre os principais programas de apoio, como bolsas acadêmicas, apoio psicológico e políticas de permanência estudantil. “Estamos aqui para mostrar aos estudantes que eles não estão sozinhos e que têm direito a acessar serviços que vão contribuir para sua trajetória universitária”, explicou Bethânia.

Para Joy da Silva, ingressante em Pedagogia, estar participando da Semana do Calouro concretiza um grande passo em sua vida e traz muitas informações que ela não imaginava que iria receber. “Era uma realidade distante da minha, então é um sonho que estou realizando. É muito bom saber que a UFPA se preocupa com a nossa permanência aqui”, afirmou a estudante.
Outra unidade presente nas tendas da Semana do Calouro é a Superintendência de Inovação e Desenvolvimento, responsável pela articulação das políticas de inovação e tecnologias dentro da Universidade. Para Filipe Saraiva, diretor-geral da Sind, é essencial que as(os) calouras(os) conheçam as áreas administradas pela Superintendência – como propriedade intelectual, patentes, empreendedorismo, parques tecnológicos, incubadoras de empresas, entre outros serviços – que podem ser revertidos para a sociedade em forma de soluções de mercado.
Quem passou pelas tendas aproveitou a iniciativa. Heitor Augusto, calouro do curso de Bacharelado em Física, elogiou o acolhimento proporcionado pela Universidade. “Não esperava ser tudo isso. Eu tinha uma visão muito fechada ainda sobre como seriam as coisas. Mas tem muita coisa que eu estou aprendendo aqui, no caminho, estou curtindo muito a programação”, relatou.
Essas atividades na área externa ao Centro de Eventos Benedito Nunes reforçam o compromisso da UFPA com a construção de um ensino superior mais acessível e conectado com os diversos perfis de estudantes. Nesse sentido, a Semana do Calouro tem se caracterizado como um grande espaço de integração e fortalecimento do vínculo entre a comunidade acadêmica e a Universidade.


Trote solidário – Além das ações de assistência e apoio, a UFPA também promove práticas de sustentabilidade no Trote Solidário e Sustentável, uma ação socioambiental realizada desde 2012. Para a ação, a equipe da Coleta Seletiva Solidária instalou um espaço para receber papéis de todos os tipos, como apostilas, rascunhos, cadernos, agendas e livros usados, os quais serão destinados aos catadores e às catadoras de materiais recicláveis. Em troca, são entregues mudas de plantas.
A participação na atividade visa também despertar nas(os) alunas(os) recém-chegadas(os) à UFPA uma consciência ambiental e cidadã, com a inclusão social das catadoras e dos catadores. A coleta do material está sendo realizada no ponto de arrecadação no estacionamento do CEBN, que funciona das 9h às 12h e das 14h às 17h, até o dia 30 de abril.
Além de poder visitar as tendas e participar das ações de educação ambiental desenvolvidas no âmbito do Trote Solidário e Sustentável da UFPA, as(os) novas(os) estudantes da Universidade também ainda poderão participar de um tour guiado pela Cidade Universitária, que será realizado nesta quarta-feira, 30 de abril, a partir das 8h30. A saída será do Portão 4 (próximo ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza). Acesse a programação completa aqui.