O Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGRC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou, conforme sua prerrogativa normativa, as diretrizes que nortearão a elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPA, com vigência prevista para o período de 2026 a 2035. A validação representa um passo estratégico por instituir as bases que orientarão o processo de construção do novo PDI da Instituição, direcionando gestores(as), docentes, técnicos(as), discentes e demais partes interessadas no planejamento estratégico da Universidade.
Os documentos apresentados e aprovados (Guia Metodológico, Plano de Trabalho e Diretrizes Organizacionais) trazem o conjunto de diretrizes organizacionais revisadas, aspectos sobre planejamento organizacional, base normativa, etapas do projeto e o plano de execução das atividades que assegurem a transparência e a participação coletiva na formulação do PDI e visam orientar os grupos de trabalho temáticos e setoriais, garantindo coerência e alinhamento institucional em todas as etapas do processo, o que fortalece o compromisso com um planejamento participativo e inclusivo.
Ao comentar a aprovação pelo comitê, o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, destacou a importância do momento. “A validação das diretrizes e do plano de trabalho pelo Comitê de Governança é um marco importante. Estamos iniciando a construção de um novo PDI com base no diálogo, na escuta ativa e no compromisso com o futuro da nossa instituição. Queremos que esse documento reflita os anseios de toda a comunidade acadêmica e sirva como guia estratégico para os próximos anos”, afirmou o reitor.
Importância do PDI – O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o principal instrumento de planejamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), no qual são apresentadas as diretrizes e ações de longo prazo, a visão, a missão e os valores da instituição, e as suas aspirações e compromissos com a sociedade. Além de servir como um guia para a melhoria contínua, o PDI atua como instrumento de avaliação pelos órgãos responsáveis, permitindo o acompanhamento da implementação das ações estratégicas traçadas.
Por meio da definição de objetivos estratégicos claros, o PDI assegura que as ações da instituição estejam alinhadas com as demandas sociais e as políticas públicas educacionais e permite que a universidade atue de maneira proativa, respondendo às necessidades da comunidade para o desenvolvimento regional e nacional. Além disso, ele é o documento responsável por orientar a gestão acadêmica e administrativa, promovendo a integração das diversas áreas da universidade, como ensino, pesquisa e extensão, e a participação da comunidade acadêmica no processo de elaboração e implementação de suas diretrizes. Essa colaboração fortalece o senso de pertencimento da comunidade acadêmica e o compromisso com os objetivos da instituição.
“O PDI é uma bússola para a universidade. Ele orienta decisões, alocação de recursos e definição de políticas institucionais. Validar suas diretrizes iniciais é assegurar que começaremos esse processo com bases sólidas e alinhadas aos compromissos da UFPA com a excelência acadêmica e a responsabilidade social”, destaca o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFPA, Cristian Mayko.
Próximos passos – A versão atual do plano tem vigência até 2026, mas a construção de sua próxima edição já foi iniciada, com foco na ampla participação da comunidade universitária e no alinhamento às políticas públicas de educação superior.
Com a aprovação das diretrizes, seguem-se as etapas que constam da realização de oficinas, definição de grupos temáticos e consultas públicas, que vão permitir o debate e a construção coletiva das políticas institucionais. Toda a comunidade acadêmica da UFPA pode acompanhar e participar ativamente das ações, contribuindo com sugestões, críticas e ideias que ajudem a construir um plano sólido, inclusivo e representativo.
Para mais informações sobre as próximas etapas e como participar ativamente da construção do próximo PDI, entre em contato pelo e-mail proplan@ufpa.br / e pelos telefones 3201-8921 / 8117.