Campus do Marajó-Soure celebra posse da nova coordenação com presença da comunidade e reinauguração de espaços

Na última segunda-feira, 12 de maio, o Campus Universitário de Soure viveu um momento marcante com a posse do novo coordenador, Juliano Cássio da Silva Conceição, e da vice-coordenadora e coordenadora acadêmica, Leandra Cardoso Pinheiro. A cerimônia, realizada no Auditório Ernani Chaves, contou com a presença de membros da Administração Superior da UFPA, de coordenadores de diferentes campi e da comunidade acadêmica do Campus Soure.

“É com grande alegria que participo hoje da cerimônia de posse da nova equipe dirigente deste importante campus da nossa universidade. Este não, é apenas um ato administrativo. É a renovação de um compromisso histórico e estratégico com o desenvolvimento regional, com a justiça social. Vocês assumem hoje a nobre missão de liderar uma das frentes mais desafiadoras e também mais transformadoras da nossa instituição. Saibam que não estão sós: contem com o apoio da Reitoria e da comunidade universitária”, destacou o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva.

A solenidade de posse foi marcada por manifestações culturais que representam a força e a identidade da região do Marajó, com a apresentação de um poema em homenagem aos novos gestores, de autoria do professor egresso do Campus Soure Ailton Favacho, e da música Imaginário, do mestre Diquinho, pelo Coletivo Tambores do Pacoval.

Nova gestão – Juliano Cássio Conceição é o primeiro servidor técnico-administrativo a coordenar um campus da UFPA, após a alteração aprovada pelo Conselho Universitário da UFPA e realizada em 2024, no Regimento Geral da UFPA. A conquista foi compartilhada com outros técnicos e comemorada por todos os presentes.

Fotografia posada do novo coordenador do Campus Soure, Juliano Cássio da Silva Conceição.

“O sentimento em assumir a gestão é de imensa alegria e satisfação, sobretudo por eu ser filho de Soure e ser o primeiro marajoara eleito e empossado para coordenar o Campus Universitário do Marajó em quase 40 anos de existência. Além disso, sou o primeiro servidor técnico-administrativo, entre os mais de 2.400 TAEs da UFPA, que conseguiu ser eleito para coordenador de um campus do interior após a mudança ocorrida no Regimento Geral da UFPA, no dia 17 de dezembro de 2024. Trata-se, portanto, de uma Vitória Coletiva. Isso é de uma representatividade enorme, principalmente para os jovens alunos e para os demais TAEs que podem se identificar com esta história”, lembrou o novo coordenador do Campus Soure.

De acordo com o novo coordenador, a expectativa é que a gestão consiga fortalecer a identidade e o sentimento de pertencimento da comunidade acadêmica com o campus e que haja maior aproximação com a sociedade local para a ampliação da oferta de cursos de graduação e pós-graduação que atendam às demandas da população local.

Fotografia posada da nova vice-coordenadora do Campus Soure, Leandra Cardoso Pinheiro, acompanhada pelo reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva. Eles seguram um papel com o brasão da UFPA.

“Esta gestão se inicia com o compromisso de fortalecer o papel do Campus Soure como um agente de transformação na região do Marajó. Temos plena consciência dos desafios que envolvem a interiorização do ensino superior, mas também acreditamos no potencial imenso que temos nas mãos. A proposta é trabalhar com planejamento, escuta ativa da comunidade acadêmica e integração com os demais setores da UFPA para garantir avanços reais. Vamos priorizar a valorização das pessoas, a qualificação dos processos e o desenvolvimento de ações que atendam às demandas locais com responsabilidade social, científica e institucional”, completa a nova vice-coordenadora, Leandra Cardoso Pinheiro.
Os gestores esperam, ainda, avançar em ações que envolvam temas importantes para o desenvolvimento do campus, como a infraestrutura, a permanência estudantil e o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão voltados para as especificidades da Ilha do Marajó.

“A nova gestão do Campus de Soure já inicia com muitas perspectivas e entusiasmo para o avanço de políticas de inovação, desenvolvimento, arte e cultura para o Marajó. Desejamos muito sucesso e realizações ao campus e à comunidade acadêmica do Marajó”, ensejou a vice-reitora, Loiane Prado Verbicaro.

Inauguração – Na ocasião da posse, também foi reinaugurado o Auditório Ernani Chaves, que passou por revitalização e agora está preparado para acolher as diversas atividades acadêmicas e os eventos da comunidade. Ao mesmo tempo, o Laboratório de Ensino de Biologia, nomeado em homenagem à cientista Marie Curie, foi oficialmente reaberto, oferecendo uma infraestrutura renovada para fortalecer o ensino de Ciências no campus.

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com informações do Campus Universitário de Soure

FOTOS: Divulgação

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo