PCT Guamá divulga seleção para credenciamento de laboratórios associados

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação na região amazônica, a Fundação Guamá lançou um processo seletivo para o credenciamento de novos Laboratórios Associados ao Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT Guamá). A chamada é voltada a laboratórios vinculados a Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) localizadas no estado do Pará, interessados em integrar-se ao funcionamento do PCT, mantendo suas atividades em suas instituições de origem.

O edital, de fluxo contínuo, tem como propósito potencializar a produção científica e tecnológica, ampliar a transferência de tecnologias, fomentar o registro de patentes e estimular a formação de recursos humanos qualificados, incluindo a oferta de vagas de incentivo à participação para estudantes dos níveis técnico, superior e de pós-graduação. 

Podem se candidatar laboratórios que estejam vinculados a ICTs paraenses; atuem em pelo menos uma das áreas estratégicas do PCT Guamá (conforme edital); desenvolvam atividades voltadas à pesquisa, ao desenvolvimento e/ou à inovação; apresentem equipe qualificada e com histórico de atuação compatível com os objetivos do edital e possuam cadastro atualizado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE/MCTI). Além disso, é obrigatório estabelecer redes de cooperação com outros laboratórios do ecossistema do PCT Guamá.

Para participar da seleção, os laboratórios devem submeter um Plano de Desenvolvimento detalhado, contendo os requisitos citados, por meio do formulário virtual disponível no site da Fundação Guamá. Além dessa etapa virtual, a seleção também tem uma etapa presencial de apresentação para uma banca avaliadora.

Critérios de avaliação – A seleção será realizada com base em critérios qualitativos, descritos no anexo do edital, como alinhamento com as áreas estratégicas do PCT Guamá, potencial de integração com o ecossistema, qualidade do portfólio de produtos e serviços, comprometimento com formação de recursos humanos e transferência de tecnologia e potencial de captação de recursos e divulgação científica.

Os laboratórios selecionados e credenciados terão acesso a uma série de benefícios, incluindo mentorias e consultorias técnicas, qualificação por meio de cursos e oficinas, inserção em redes de pesquisas e networking, além de apoio à estruturação e gestão de projetos e divulgação institucional em canais de comunicação do PCT Guamá.

TEXTO: Luan Cardoso – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Divulgação PCT-Guamá

Relação com os ODS da ONU:

ODS 9 - Indústria, Inovação e InfraestruturaODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo