Levar a produção científica para além dos muros da universidade é a missão que move o Jornal Beira do Rio há quatro décadas. Com a edição, de número 174, iniciam-se as comemorações de 40 anos de um dos periódicos mais longevos do país, comprometido com a popularização do conhecimento produzido na Universidade Federal do Pará (UFPA).
A capa da edição destaca uma entrevista exclusiva com Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista, filósofo, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras. Krenak compartilha reflexões sobre o engajamento social, o papel transformador das universidades, a ciência contracolonial, os legados para a COP 30 e a importância de uma educação plural.
Outro destaque é o Projeto Grupo Iaçá: Robótica Feminina, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, que promove a participação de meninas e mulheres nas Ciências Exatas, enfrentando desigualdades históricas de gênero no campo da tecnologia.
Na seção Resenha, apresenta-se o livro Alerta Clima Indígena: digitalização das terras indígenas à luz da ecologia da comunicação, de Clarissa da Silva Rayol, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom/ UFPA). Em busca de respostas ao problema de sua dissertação, a autora dialogou com participantes da construção de uma plataforma digital, entre eles, interlocutores indígenas e não indígenas.
A edição traz, ainda, uma análise etnográfica sobre transfobia e racismo nas ruas de Belém, revelando as múltiplas violências que marcam a vivência desses corpos na cidade.
Além disso, entre os temas científicos e sociais abordados, estão: o uso inovador do murumuru na construção civil; os espaços de lazer em bairros periféricos da capital; a pesca do camarão-rosa e um método pedagógico que une dança urbana e ensino de Matemática.
O Jornal Beira do Rio é uma publicação trimestral de divulgação científica, produzido pela Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA (Ascom/UFPA). A versão completa está disponível em beiradorio.ufpa.br .