A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), concluiu o lançamento, em Folha de Pagamento, de todos os valores referentes às acelerações da progressão por capacitação e às progressões por mérito dos servidores técnico-administrativos da Instituição. Os lançamentos foram efetuados na Folha de Pagamento de maio, com previsão de depósito para o próximo dia 2 de junho.
No total, foram processadas 1.631 acelerações por capacitação e 827 progressões por mérito, incluindo o pagamento dos valores retroativos referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2025. Os servidores podem conferir os valores na prévia do contracheque e entrar em contato pelo e-mail progep@ufpa.br em caso de dúvidas.
O trabalho envolveu, de forma mais direta, a Coordenadoria de Desempenho e Carreira (CDES), a Coordenadoria de Registro e Movimentação de Pessoal (CRMP), a Coordenadoria de Administração de Pagamento (CAP) e a Assessoria de Tecnologia da Informação (TI), além das equipes integrantes do Grupo de Trabalho (GT) criado.
“As equipes da nossa universidade estão de parabéns pela dedicação e competência demonstradas na conclusão deste trabalho em tempo recorde, garantindo a implementação da reestruturação em apenas uma folha de pagamento. Esse êxito reafirma o compromisso da nossa gestão com a valorização da carreira dos nossos servidores técnico-administrativos, bem como com a celeridade e eficiência na execução das ações processuais necessárias para assegurar que os direitos de cada trabalhadora e de cada trabalhador da nossa instituição sejam efetivados com a maior rapidez possível. Um compromisso que se dá em consonância com a efetivação plena dos direitos funcionais conquistados pela categoria e após reconhecimento do governo federal. Nossa gestão segue empenhada em qualificar e inovar continuamente os processos de trabalho, sempre com foco na valorização dos servidores e no fortalecimento institucional”, destacou o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, durante visita à equipe da Progep.
De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana, o processo exigiu um trabalho minucioso e articulado entre diversas coordenadorias da Progep. “Foram dias intensos de dedicação das equipes que analisaram caso a caso, providenciaram os trâmites administrativos, emitiram as portarias e garantiram o registro manual preciso em folha”, afirmou Pastana.
“Importante mencionar a importância de termos nos antecipado, com a criação de um grupo de trabalho específico para efetivação da reestruturação das carreiras. Com esse planejamento antecipado, as equipes já tinham cenários de apuração montados garantindo a celeridade do trabalho”, detalhou o pró-reitor, que também destacou o apoio do reitor Gilmar Pereira da Silva para a aplicação da Medida Provisória nº 1.286/2024 em conformidade com a Nota Técnica nº 01/2025, do Ministério da Educação (MEC).