Pibic 2025 adota novos critérios para garantir a equidade de gênero

Com o objetivo de apoiar a criação e a consolidação de grupos de pesquisa e qualificar o ensino de graduação na Universidade Federal do Pará (UFPA), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) recebe propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. O edital contempla os subprogramas Pibic/UFPA, Pibic/UFPA Campi do interior, Pibic/UFPA EBTT, Pibic-AF/UFPA, Pibic-UFPA/PcD, Pibiti/UFPA, Pibic/CNPq, Pibic-AF/CNPq, Pibiti/CNPq. 

Podem submeter propostas docentes ou técnicas(os) do quadro permanente; docentes aposentadas(os) com contrato de professora(or) voluntária(o) e atuação na pós-graduação stricto sensu; ou docentes visitantes da UFPA com contrato de trabalho registrado na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep). Os projetos de pesquisa serão avaliados de acordo com a produção acadêmica das(os) docentes. 

“A iniciação científica durante a graduação é o contato inicial dos discentes com a pesquisa, que lhe dará a formação necessária para o mestrado e depois o doutorado. É muito importante que, desde bem jovem, o(a) estudante tenha uma formação sólida sobre a ciência praticada na sua área de formação”, lembra a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio.

As(Os) professoras(es) deverão se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Será preciso cadastrar o projeto de pesquisa, com portaria de aprovação emitida pela unidade; escolher o Edital 07/2025 – PIBIC; solicitar as cotas de bolsas; cadastrar os planos de trabalho; importar a produção científica da(o) pesquisadora(or) do Currículo Lattes para o Sigaa e validar a produção científica importada para o Sigaa. O prazo para se inscrever encerra-se em 4 de julho de 2025.

Já as(os) pesquisadoras(es) técnico-administrativas(os) deverão protocolar a candidatura pelo e-mail pibic.sigaa@gmail.com e identificar o título da mensagem como “INSCRIÇÃO EDITAL PIBIC 2025”. Devem ainda anexar o projeto de pesquisa; a portaria de aprovação do projeto e o plano de trabalho, conforme modelos disponibilizados no site da Propesp; informar em quais subprogramas desejam concorrer e anexar o Currículo Lattes atualizado.

Novidades – Há algumas atualizações em relação às versões anteriores do edital. Além da redistribuição da pontuação na Planilha de Pontuação para Produção Científica (Anexo), as propostas submetidas devem, preferencialmente, indicar sua relação com um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 – que abrangem temas ambientais, sociais e econômicos de relevância global.

Também serão adotados critérios diferenciados para fins de aferição da produtividade das pesquisadoras docentes ou técnico-administrativas inscritas na seleção, com o objetivo de reduzir os prejuízos acadêmicos decorrentes da sobrecarga de trabalho de cuidado, que recai sobre as famílias, em especial sobre as mulheres. À Planilha de Pontuação para Produção Científica  (2021-2024), será acrescentado um ano para fins de contabilização. Isso significa que, para as mulheres que se tornaram mães nos últimos cinco anos, o ano de 2020 será incluído no cálculo da pontuação (2020-2024). A medida visa proporcionar condições mais justas e equitativas de participação no edital.

“Essas medidas introduzidas no edital estão em consonância com o documento referencial da pós-graduação no país; com o ODS 5, que trata sobre equidade de gênero; e com as políticas institucionais da UFPA, que reafirmam o seu compromisso com a equidade, a inclusão e a valorização das mulheres na ciência”, afirma a vice-reitora da Universidade, professora Loiane Prado Verbicaro.

Equidade de gênero – Para usufruir da política de equidade de gênero, as pesquisadoras deverão fazer o pedido formalmente no momento da inscrição, no campo específico constante no cadastro do(s) plano(s) de trabalho, no Sigaa. Devem, obrigatoriamente, anexar a documentação que comprove parto, adoção ou guarda judicial de crianças. São documentos válidos as  Certidões de Nascimento, de Adoção ou de Guarda Judicial; ou as portarias de afastamento/licença emitidas pela Progep dentro do período da Planilha de Pontuação para Produção Científica do edital (2021-2024).

Às bolsistas que se tornarem mães durante o período de vigência da bolsa, será concedida uma prorrogação de até quatro (4) meses para a conclusão das atividades de pesquisa (entrega do relatório final), assegurado o pagamento da bolsa em caráter excepcional. Neste caso, também será necessário comprovar a realização do parto, adoção ou guarda judicial durante o ciclo da bolsa, mediante a apresentação de documentos oficiais (Certidão de Nascimento, Adoção ou Guarda Judicial da criança).

Serviço:

Edital Pibic

Submissão das propostas: de 12 de junho a 4 de julho de 2025

Análise e seleção das propostas: até 23 de julho de 2025

Divulgação preliminar da classificação: 4 de agosto de 2025

Pedidos de reconsideração: até 48 horas após a divulgação dos resultados

Resultado dos pedidos de reconsideração: até 7 dias úteis após a apresentação dos pedidos

Resultado final: até 18 de agosto de 2025

Indicação do/a bolsista: de 1° a 10 de setembro de 2025, por meio do sistema Sigaa

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ARTES: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo