Em contagem regressiva para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será sediada em Belém, a Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com instituições de ensino e pesquisa da Amazônia e com apoio da sociedade civil, vai realizar o evento “As Contribuições da Amazônia para a COP 30” nos dias 2 e 3 de julho. A iniciativa integra a programação oficial do Movimento “Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30”, lançado pela UFPA para fortalecer o protagonismo de povos amazônicos, cientistas e lideranças locais nas negociações climáticas globais
A programação vai reunir nomes de destaque do meio acadêmico, político e de movimentos sociais para debater a contribuição da Amazônia no enfrentamento da crise climática e na construção da COP 30. As atividades iniciam na tarde do dia 2, às 13h30, com a mesa de abertura, que contará com a presença do reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; do prefeito de Belém, Igor Normando; da reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira Lima; do diretor da Secretaria de Educação Superior (Sesu-Dipes) do Ministério da Educação, Adilson Santana de Carvalho, além de representantes de movimentos sociais, reforçando o caráter diverso e plural do encontro.
Em seguida, às 14h, será realizada a mesa “Contribuições da Amazônia para a Transição Justa”, com a participação de Ana Toni, diretora executiva da COP 30, e Edna Castro, presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e pesquisadora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/UFPA). A mediação será feita pelo jornalista Ricardo Gandour. As convidadas discutirão o papel estratégico da região amazônica na transição para modelos econômicos sustentáveis e socialmente justos.
Às 15h, ocorre o lançamento do quarto número da publicação “Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30”, com apresentação de Izabela da Silva Jatene, integrante da Comissão Executiva da COP 30 na UFPA. E, na sequência, às 15h15, o reitor Gilmar Pereira da Silva vai ministrar a conferência “Os tempos dos nossos saberes amazônicos e a crise climática”, para refletir sobre os conhecimentos tradicionais e científicos da região frente aos desafios ambientais globais.
Segundo dia – A programação continua na manhã do dia 3 de julho, às 9h, com a mesa “Ciência e Vozes do Brasil na COP 30”, com Joana Angélica Guimarães da Luz, reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); Lidenilson Sousa da Silva, coordenador do Movimento Camponês Popular (MCP); e Iury Paulino Bezerra, da Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). A mediação será do reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva.
Para encerrar a programação, das 10h30 às 12h, ocorrerá a mesa “As Contribuições da Amazônia para o Financiamento Climático”, com participação de Vanessa Grazziotin, diretora executiva da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA); Raimunda Monteiro, professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e secretária executiva adjunta do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável; e Paulo De Marco Júnior, da Universidade Federal de Goiás (UFG). A mediação será da professora Lise Tupiassu.
Serviço:
Seminário “As Contribuições da Amazônia para a COP 30”
Data: 2 de julho de 2025 (quarta-feira), das 13h30 às 16h15, e 3 de julho de 2025 (quinta-feira), das 9h às 12h
Local: Instituto de Ciências Jurídica(ICJ) – Auditório José Vicente Miranda, localizado na avenida Perimetral – Guamá, Belém – PA (Entrada pelo 3º portão do Campus Guamá)
Mais informações aqui.