Em mais um marco para a expansão da infraestrutura acadêmica da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi inaugurado, na última quinta-feira, 3 de julho, o novo prédio da Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações (FCT), unidade vinculada ao Instituto de Tecnologia (Itec/UFPA).
Com três pavimentos, o novo espaço foi projetado para integrar ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas Engenharias de Computação e de Telecomunicações. O prédio abriga salas de aula, setores administrativos e laboratórios especializados, incluindo ambientes voltados à prototipagem, à automação, a redes de computadores e a comunicações ópticas.

Durante a inauguração, o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, destacou a importância da obra como parte de uma política estratégica de qualificação dos espaços acadêmicos e valorização das condições de ensino e pesquisa. “A entrega do prédio integra o esforço contínuo da Universidade para consolidar uma infraestrutura de excelência, capaz de responder às necessidades acadêmicas”, enfatizou o reitor.

Na sequência, a vice-reitora da Universidade dirigiu uma saudação especial às estudantes das faculdades presentes na cerimônia, ressaltando a importância da presença feminina em cursos historicamente marcados pela predominância de estudantes do sexo masculino, como os da área de Engenharia. Para ela, o novo espaço representa não apenas um avanço estrutural, mas também um símbolo de ocupação e pertencimento. “Este prédio também é de vocês, mulheres que escolheram estar aqui e transformar a realidade com conhecimento e competência. Que ele seja um ambiente de acolhimento e igualdade”, afirmou.
O secretário de Educação Superior substituto do Ministério da Educação (MEC), Adilson Santana de Carvalho, também participou da solenidade e reforçou o compromisso da pasta com o fortalecimento das universidades públicas. “As universidades são vetores essenciais do desenvolvimento. Investir em formação de excelência é um caminho para transformar realidades”, destacou.

À frente do Itec, o diretor-geral, professor Hito Braga, celebrou o avanço estrutural e seu impacto direto na qualidade acadêmica. “A nova sede da FCT não apenas amplia nossa capacidade física, mas também fortalece o compromisso do instituto com a produção de conhecimento e com a formação de engenheiros, capazes de liderar processos de inovação em contextos desafiadores”.

O diretor da Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações, Ilan Sousa Correa, também destacou a importância dos novos espaços. “Esta é uma obra que nos possibilita a expansão de novos espaços, o aumento do caráter prático dos nossos cursos e a melhoria do ensino e da formação dos nossos alunos. É uma conquista”.
A nova estrutura irá atender diretamente aos cursos de Engenharia da Computação, de Engenharia de Telecomunicações e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, além de criar ambientes de interface com outras áreas do conhecimento, ampliando a atuação da UFPA em temas como inteligência artificial, sistemas embarcados, conectividade e internet das coisas.
A cerimônia de inauguração contou ainda com a presença do diretor-adjunto do Itec, professor Miércio de Alcântara Neto; do vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Leonardo Lira Ramalho; e com a forte presença de estudantes da faculdade.



