UFPA atualiza informações sobre apoio a estudantes vítimas de acidente no estado de Goiás

Nesta segunda-feira, 21 julho, a Universidade Federal do Pará (UFPA) seguiu mobilizada na organização do retorno seguro e digno dos estudantes que integravam os quatro ônibus da Caravana Institucional com destino ao Congresso da UNE, em Goiânia.

A operação de retorno tem sido realizada com apoio direto do Ministério da Educação, responsável pelo custeio das passagens aéreas, e a quem a UFPA é vinculada.

Neste momento, a Universidade também atua em articulação constante com a Secretaria de Saúde de Goiás, a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Força Nacional do SUS e demais instituições locais, garantindo o suporte e a logística necessários nesta etapa.

A Universidade lembra que os bilhetes aéreos são enviados diretamente aos e-mails informados pelos próprios estudantes e reforça que, em respeito à privacidade dos envolvidos, não divulgará datas ou horários dos voos.

Pacientes hospitalizados

Dois estudantes permanecem internados, com quadro de saúde em evolução. Nesta segunda-feira, 21 de julho, um deles apresentou melhora importante e já respira sem o uso de equipamentos de ventilação mecânica. A UFPA, por meio da Fadesp, segue garantindo suporte integral a dois familiares desses estudantes nos municípios onde eles seguem hospitalizados. Em respeito à privacidade dos estudantes e seus familiares, não serão divulgados detalhes de informações clínicas.

Atuação institucional

Desde o dia do acidente, a UFPA tem liderado as ações e articulações de assistência e cuidado à sua comunidade universitária. Já foram assegurados o traslado das vítimas fatais, o serviço funeral, o apoio aos familiares, o acolhimento aos estudantes com alta médica e o início da logística do retorno dos integrantes da caravana institucional.

As ações vêm sendo executadas com o apoio de órgãos parceiros, como o Ministério da Educação, as Universidades Federais de Goiás e do Tocantins, os Institutos Federais dos dois Estados, a Força Aérea Brasileira (FAB), a Base Aérea de Belém, a Polícia Científica do Pará e do Estado de Goiás, a Força Nacional do SUS e Norte da Amazônia Airports (NOA).

A UFPA reconhece que todos os membros da sua comunidade universitária envolvidos no acidente merecem cuidado e atenção e informa que sua atuação foi organizada de forma a garantir, primeiramente, o acolhimento às vítimas que vieram a óbito e a seus familiares; em seguida, o suporte contínuo aos estudantes hospitalizados, especialmente os em estado mais delicado; e a logística de retorno dos demais integrantes da caravana institucional. Paralelamente a todas as etapas do plano de ação organizado,  estudantes (e seus familiares) em condição clínica menos grave também receberam assistência e acolhimento psicológico.

Canal de acolhimento


O atendimento remoto da Central de Acolhimento da UFPA segue disponível pelo número (91) 98272-1213 para suporte a estudantes, motoristas, servidores, familiares e coletivos impactados. Presencialmente, foi organizado um fluxo especial de atendimento a estudantes que chegam ao estado, bem como seus familiares. Psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais seguem à disposição das vítimas.

A Universidade reitera seu compromisso com zelo, humanidade e responsabilidade institucional.

Seguiremos informando a comunidade por nossos canais oficiais, com respeito e transparência.

Administração Superior da UFPA
Universidade Federal do Pará

Leia mais:

ARTES: Assessoria de Comunicação Institucional

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo