O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gilmar Pereira da Silva, tomou posse nesta terça-feira, 5 de agosto, como novo integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS). A posse ocorreu durante a 5ª Reunião Plenária do colegiado, realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF), com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, de ministros de Estado e de outras autoridades de destaque nacional.
Criado para fortalecer o diálogo entre o governo federal e a sociedade civil organizada, o CDESS, conhecido como Conselhão, reúne lideranças de diferentes áreas, como educação, cultura, economia, setor produtivo, meio ambiente, direitos humanos, entre outras, para propor soluções e recomendar políticas públicas em áreas estratégicas para o país.

Para o reitor da UFPA, a nomeação reforça a presença das universidades públicas no debate sobre o desenvolvimento do Brasil com justiça social, equidade e sustentabilidade. “O papel das universidades públicas, especialmente daquelas situadas fora dos chamados ‘grandes centros’ do país, é essencial na formulação de políticas públicas comprometidas com a transformação social e o fortalecimento da democracia”, afirmou o reitor da UFPA, após a cerimônia. “Estar neste espaço é uma oportunidade estratégica para dar visibilidade às vozes da Amazônia e fortalecer a importante presença das populações dessa região nos debates nacionais, por isso recebo essa missão com muita alegria e também grande responsabilidade”.
A atriz paraense Dira Paes, também empossada no colegiado, foi responsável pela leitura de um manifesto em nome dos conselheiros e conselheiras, enfatizando o compromisso coletivo com a diversidade e a democracia. “Respeitando nossas diferenças, mostramos que é possível construir um Brasil mais justo, igualitário e sustentável a partir da nossa pluralidade”, leu Dira.
Além do reitor Gilmar Pereira da Silva, estão, entre os empossados, outros quatro dirigentes de universidades federais brasileiras: Angelita Lima ( reitora da UFG), Joana Célia dos Passos (vice-reitora da UFSC), Roberto Medronho (reitor da UFRJ) e Penildon Filho (vice-reitor da UFBA). A professora emérita da UFPA Violeta Refkalefsky Loureiro também integra o time de novos conselheiros do CDESS.
Conselhão – Sob o lema Brasil Soberano, País Sem Fome, a plenária foi marcada também pela apresentação de resultados dos grupos de trabalho atuantes no semestre. Entre os destaques da reunião, houve a assinatura do Decreto que institui a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância e do Decreto do Conselho Consultivo para a Transformação Digital; a apresentação da versão preliminar do portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica, que será apresentado na COP 30, que acontece em Belém, no mês de novembro; e o relatório do GT sobre Spread Bancário. Na ocasião, também foram assinados os protocolos de intenção do Arco da Dignidade da População Negra e do Programa Amazônia Mais Digital e Menos Desigual.
Em seu pronunciamento, o presidente Lula destacou o papel do Conselhão como símbolo da diversidade e da construção coletiva do desenvolvimento nacional. “Este Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável é a cara do Brasil que constrói a nossa prosperidade. A prosperidade verdadeira só existe se for compartilhada e só se fará com ampla e efetiva participação de organizações da sociedade civil”, disse Lula. “Resolvemos recriar o Conselho, para fazer exatamente o que vocês fazem: se reunir, dar palpite, fazer sugestão, elaborar projetos de lei e projetos de decreto, e para que os ministros atentem se é possível chegarem a mim com a proposta de mudança. Isso se chama levar a democracia ao nível pouco conhecido no mundo de hoje”, enfatizou