O mercúrio é amplamente utilizado na região amazônica, em atividades de garimpo, especialmente na extração de ouro. No entanto o metal é considerado altamente contaminante devido à sua toxicidade, podendo causar danos graves ao meio ambiente e, consequentemente, à saúde humana. Diante dessa problemática, a Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica (CFBBA), realizará o I International Meeting CFBBA-UFPA, um encontro científico voltado à discussão dos impactos do mercúrio na Amazônia. O evento ocorrerá no dia 13 de agosto, no Auditório Arlindo Pinto, no Campus Guamá.
A programação contará com duas mesas-redondas — uma formada por docentes e outra por discentes —, que irão abordar diversos aspectos relacionados à temática, como os efeitos do mercúrio sobre a saúde humana, a contaminação de ecossistemas amazônicos e os desafios enfrentados pelas populações expostas ao metal. Também participam do encontro a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Université de Pau et des Pays de l’Adour, da França.
“O objetivo do evento é a troca de conhecimentos acerca das últimas pesquisas realizadas pelas instituições participantes, relacionadas à presença de mercúrio na Amazônia, desde o ciclo biogeoquímico até pesquisas com modelos animais e em populações humanas”, destaca Maria Elena Crespo, professora da UFPA e organizadora do evento.
O evento é gratuito e aberto a professores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados no tema. A programação será realizada em português e os certificados de participação serão emitidos aos que comparecerem presencialmente e assinarem a lista de presença no dia do encontro.
Impactos do mercúrio – A professora Maria Elena Crespo chama atenção para a urgência de se enfrentar os impactos do mercúrio, sobretudo nas bacias hidrográficas da região. Segundo ela, a mobilização do metal tem se intensificado diante de eventos como o rompimento de barragens e as mudanças climáticas, que facilitam sua chegada aos seres humanos.
Como forma de mobilizar a sociedade para mais debates sobre o assunto, em abril deste ano, a UFPA também lançou o Plano Regional de Mitigação dos Impactos do Mercúrio no Ambiente Amazônico e suas Populações, desenvolvido em parceria com diversas instituições. Além disso, a Universidade contribuiu na criação do Projeto de Lei nº 1011 de 2023, que instituiu a Política Nacional de Prevenção da Exposição ao Mercúrio.
Serviço:
I Internacional Meeting CFBBA-UFPA
Data: 13 de agosto de 2025
Local: Auditório Arlindo Pinto. Prédio Anexo do Instituto de Ciências Biológicas (ICB)
Inscrições gratuitas no site