Alunas dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Universidade Federal do Pará (UFPA) conquistaram reconhecimento nacional ao vencer duas categorias da Expocom 2025, premiação voltada para produções laboratoriais de estudantes de Graduação em Comunicação. A cerimônia ocorreu durante o 48° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado entre os dias 1º e 5 de setembro, em Vitória, no Espírito Santo. O evento reúne, anualmente, pesquisadores, professores, profissionais e estudantes em torno do debate sobre a prática e a pesquisa em Comunicação.
A Expocom integra a programação oficial do Intercom e tem como objetivo valorizar a produção experimental realizada em sala de aula. Os trabalhos vencedores são selecionados por meio de atividades avaliativas e submetidos a um processo de indicação pelas coordenações e professores dos cursos, até chegarem à etapa nacional, na qual concorrem com produções de universidades de todas as regiões do Brasil.

Na edição deste ano, a UFPA alcançou dois prêmios na categoria Júnior da Expocom. A estudante Gabriella Daud, do curso de Publicidade e Propaganda, venceu na subcategoria “Melhor Spot”, e a estudante Luiza Amâncio, do curso de Jornalismo, foi premiada na subcategoria “Melhor Revista-Laboratório” com o trabalho Revista Cabanos, desenvolvido pela turma de Jornalismo 2024. As duas conquistas refletem o esforço coletivo dos cursos e o papel fundamental do ensino prático no processo formativo.
“Desde 2018, nós não trazíamos um prêmio para casa. Então, esse também é um reconhecimento para toda a Região Norte, mostrando que temos potência criativa e podemos ser referência nacional em criação”, afirma Gabriella Daud, que venceu a subcategoria “Melhor Spot”, com o trabalho intitulado Projeto Universidade Aberta (PUA) – Prepare-se para a Universidade Aqui.
Para o processo de criação do trabalho, pensou-se na vivência de estudantes de baixa renda das escolas públicas de Belém e no sonho de ingressar em uma universidade pública. “O projeto se torna importante na vida dessas pessoas, oferecendo aulas preparatórias gratuitas para o Enem. Isso reforça como a educação é transformadora na vida dos estudantes e suas famílias”, destaca a aluna.

Da mesma forma que o spot publicitário criado por Gabriella resultou de um processo de experimentação em sala, que uniu técnica e criatividade para alcançar impacto comunicativo, o outro projeto premiado, a Revista Cabanos, também evidencia a importância dos projetos coletivos produzidos na Universidade, uma vez que a sua criação surgiu de uma proposta de uma turma de estudantes, reunindo diferentes olhares e experiências dos estudantes de Jornalismo 2024.
“A Cabanos surgiu dentro de um ônibus lotado. Éramos calouros, elaboramos a revista em uma semana; e na outra, já estávamos apresentando o projeto para a turma que, ainda bem, o acolheu muito bem. Desde então, estamos nessa vivência de produzir um jornalismo cem por cento paraense, mostrando que aqui sabemos fazer comunicação com qualidade”, detalha Luiza Amâncio sobre a revista desenvolvida durante a disciplina Introdução ao Laboratório de Jornalismo. Vencedora na categoria “Melhor Revista-Laboratório”, a Revista Cabanos teve sua produção gerenciada por Luiza e pelo cocriador do projeto, Marcos Maia.
Sobre o Intercom – O Intercom, ao longo de mais de quatro décadas, consolidou-se como o maior espaço de encontro e troca de experiências da área de Comunicação no Brasil e na América Latina. A programação reúne atividades diversas, entre mesas-redondas, grupos de pesquisa, oficinas e Expocom, que funciona como vitrine da produção laboratorial dos cursos.
Ao conquistar dois prêmios em 2025, a UFPA reafirma sua posição de destaque no cenário nacional e o compromisso com a formação de comunicadores capazes de dialogar com os desafios contemporâneos da profissão.