Há uma década, a Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) incentiva estudantes de todo o país a analisar e interpretar fenômenos geográficos e geoestatísticos. Na 10ª edição da competição, realizada de forma on-line, a Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) se destacou e conquistou duas medalhas de prata e três de bronze, um resultado que mostra o empenho de estudantes e professores da instituição.
Este ano, 114 estudantes participaram da competição pela EAUFPA, divididos em 38 grupos de três estudantes cada um, formados por turmas do 9º ano do ensino fundamental e das séries do ensino médio. Os(As) estudantes responderam a questões interdisciplinares sobre cartografia, meio ambiente, globalização, geografia urbana e agrária, entre outros temas. A preparação foi coordenada pelos professores Eliane Santana, Eliezer Abreu e Marcos Quintairos, que acompanharam os(as) alunos(as) em todas as fases da OBG.
“A participação em olimpíadas do conhecimento amplia a formação dos alunos para além da sala de aula e desenvolve competências como pensamento crítico e trabalho em equipe. Além disso, estimula o protagonismo estudantil, promove o interesse pela ciência e contribui para a construção de cidadãos mais conscientes”, destaca Marcos Quintairos, professor da Escola de Aplicação da UFPA.
Entre os medalhistas desta última edição, está Ana Beatriz Valente Veríssimo, estudante do 3º ano do ensino médio, que compartilha os conhecimentos que obteve no decorrer da competição.“Pude relembrar diversos assuntos e aprender mais sobre análise de gráfico, que era uma dificuldade minha. Um dos desafios, por ser uma competição em equipe, foi o trabalho em conjunto, mas, ao final, conseguimos um ótimo resultado”, relata a estudante.
O resultado obtido pela EAUFPA reflete a dedicação dos(as) alunos(as), incentivados pelo apoio do corpo docente. Para o professor Marcos, os grupos se superaram e demonstraram vontade de aprender.
“Esse envolvimento coletivo mostra que a olimpíada é não apenas sobre conquistas individuais, mas também sobre a experiência de participar de uma iniciativa estimuladora, que incentiva a juventude a se engajar cada vez mais nesse tipo de iniciativa”, reforça o professor.
A expectativa da Escola de Aplicação é ampliar a participação de estudantes nas próximas edições da OBG e fortalecer a valorização da Geografia como ciência fundamental para compreender os desafios contemporâneos e contribuir para a formação cidadã.
