O NiveIas, um sistema de aprendizado desenvolvido por estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) do Instituto de Tecnologia (Itec), conquistou o 1º lugar na categoria “Educação em Engenharia” do Prêmio Mútua Saúde Abenge – Talentos na Engenharia. A premiação ocorreu durante o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge 2025), realizado em Campinas (SP), entre os dias 15 a 18 de setembro de 2025.
Criado para atender, principalmente, aos estudantes da Oficina de Nivelamento do Instituto de Tecnologia (Itec/UFPA), um projeto de reforço acadêmico voltado aos calouros e às calouras que ingressaram nos cursos do Instituto de Tecnologia da UFPA (Itec), o Nivelas é um sistema gamificado que aplica elementos e dinâmicas de jogos para engajar e motivar os seus usuários.
“A ideia surgiu com a reflexão de como fazer os alunos se engajarem mais no Nivelamento. Levamos em consideração dados de permanência de estudantes em edições anteriores e percebemos que alguns largavam a oficina no meio. Sendo assim, o sistema foi pensado para mitigar isso”, explica Desirée da Costa, estudante do curso de Engenharia da Computação, que destaca, ainda, a recepção positiva dos estudantes e dos tutores das oficinas, com um aumento na participação dos calouros, resultado que foi primordial para a vitória dos estudantes.

“É um sentimento muito gratificante de ter o nosso trabalho reconhecido e de poder representar o nosso querido nivelamento e, até mesmo, representar a ufpa em algo tão significativo”, conta a tutora. Além de Desirée, os estudantes Gabrielle Dias, Ingrid de Magalhães Ramos e Kaique Dias Ferreira, também do curso de Engenharia da Computação (FCT/ITEC), integram a equipe responsável pela criação do sistema de aprendizado.
Funcionamento do sistema – Assim como na oficina, o Nivelas é organizado em seis eixos de ensino: Pré-Cálculo, Física, Química, Biologia, Informática Básica e Programação. Na plataforma, cada eixo corresponde às “classes” que o jogador pode escolher no game. Partindo de um ou mais eixos e participando das aulas, o usuário é capaz de progredir no jogo por meio de conquistas.
“O sistema em si é bem simples, a ideia é que o aluno possa pesquisar seu nome no site para verificar as conquistas que ele possui e as que ele pode ganhar de acordo com os eixos de ensino de que ele está participando. As conquistas são emblemas atribuídos a certas atividades como a participação nas aulas, a resolução de certos exercícios e a participação em dinâmicas organizadas durante as aulas também”, explica Desirée.
Para ter acesso ao sistema, é preciso estar inscrito na Oficina de Nivelamento do Itec, que ocorre anualmente. A primeira turma foi composta pelos estudantes da edição de 2025, e a próxima será aberta em 2026. Quem se inscreveu para a Oficina de 2025 basta acessar o site e inserir seus dados para participação.