Estudantes da UFPA são semifinalistas em evento mundial de empreendedorismo social universitário

O Time Enactus da Universidade Federal do Pará (UFPA) chegou até a semifinal da Enactus World Cup (EWC) 2025, evento anual que reúne estudantes, educadores e empreendedores de todo o mundo para apresentar soluções sustentáveis desenvolvidas nos cinco continentes. Este ano, a competição foi realizada em Bangkok, na Tailândia, e a comitiva da UFPA não apenas representou o Brasil, mas também destacou o protagonismo de projetos de impacto social que nascem na Amazônia.

Como forma de celebrar os 50 anos de atuação da rede Enactus, o tema da EWC 2025 foi Generation: Re, uma proposta para que os jovens reimaginem, restaurem e redefinam as ações de impacto em todo o planeta. Ao longo dos quatro dias de evento, os participantes puderam colocar em prática a temática proposta pela organização por meio de competições e de trocas de conhecimentos e experiências.

Os projetos apresentados pela equipe da UFPA, Aruanas e Biolume, foram reconhecidos pelo impacto transformador na vida de famílias agricultoras e populações ribeirinhas que vivem em regiões com acesso precário à energia elétrica. Na competição mundial, a delegação brasileira chegou ao Top 16, entre 29 países participantes.

Fotografia registra quatro jovens mulheres se apresentando para uma plateia.

“Representar a nossa universidade, a Amazônia e o Brasil em um palco global nos permitiu mostrar a força e o potencial da nossa região. Sentir que nossas ideias e iniciativas têm impacto em escala internacional reforça a importância do trabalho que realizamos”, destaca Evelyn Mesquita, presidente da Enactus UFPA e uma das apresentadoras na competição.

Além de Evelyn, a equipe de apresentação foi composta por Laysse Sousa, Luíse Lima, Vitória Dutra e Carolliny Silva, que demonstraram ser possível gerar soluções inovadoras e sustentáveis por meio do empreendedorismo social. Os estudantes que representaram o Brasil também participaram do Dia da Cultura, momento em que apresentaram comidas, danças e expressões culturais brasileiras, celebrando a diversidade que torna o país único na América Latina.

Ao todo, 14 membros da Enactus UFPA participaram do evento, acompanhados do professor conselheiro do time e de outros representantes da Enactus Brasil. Segundo José Augusto Lacerda, professor conselheiro da Enactus UFPA, a presença da equipe na competição marca os 10 anos de história da Enactus UFPA.

“Alcançar um resultado dessa magnitude é fruto de um esforço coletivo não apenas dos estudantes que atualmente compõem a Enactus UFPA, mas também dos 388 alunos de 50 cursos diferentes que passaram pelo time ao longo da última década. Isso consolida o protagonismo que a equipe possui nas agendas do empreendedorismo e da inovação social na Amazônia e também reafirma o papel da Universidade como difusora de ensino, pesquisa e extensão”, evidencia o professor.

Com o reconhecimento, os estudantes retornaram ao país inspirados a ampliar o impacto das ações que desenvolvem e , de acordo com Evelyn Mesquita, o próximo ciclo de trabalho da Enactus UFPA será “uma maré de novas oportunidades, ideias e sonhos, com os pés firmes no chão da Amazônia”.

“Nosso foco para o próximo ano é ampliar e fortalecer ainda mais nosso impacto. Para o Aruanas, queremos consolidar seu modelo de negócio e expandir sua atuação. Já o Biolume terá um aumento no número de tecnologias implementadas e, consequentemente, o beneficiamento de mais comunidades, tanto locais quanto em outros continentes”, reforça Evelyn Mesquita.

Sobre a Rede Enactus – Presente em 33 países, a Enactus – organização que engaja universitários em projetos de empreendedorismo social – completa 25 anos de atuação no Brasil e 50 anos mundialmente. Unindo grandes empresas do país, estudantes e professores, a instituição já engajou mais de 3 mil estudantes em 127 times. Os mais de 185 projetos desenvolvidos movimentaram mais de R$1 milhão em seus respectivos setores e impactaram mais de 83 mil pessoas.

TEXTO: Luan Cardoso – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Enactus

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 9 - Indústria, Inovação e InfraestruturaODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo