UFPA participa do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia com experiências do Profor-EXT

A Universidade Federal do Pará (UFPA) marca presença no 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que acontece entre os dias 15 e 18 de outubro de 2025, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A instituição participa da programação por meio do Programa Nacional de Formação em Ater para Assentamentos de Reforma Agrária e Contribuições para a Agenda 2030 (Profor-EXT), uma iniciativa nacional que reúne 19 instituições e é desenvolvida em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Coordenado nacionalmente pela professora Graciella Corciolli (EA/UFG), o programa contará com a presença de equipes regionais de sete universidades, incluindo a UFPA, que apresentará resultados de suas ações formativas voltadas ao fortalecimento da agroecologia e da agricultura familiar em assentamentos e comunidades tradicionais da Amazônia.

Durante o congresso, o professor Daniel Palma Perez Braga (Ineaf/UFPA) participa do lançamento do livro Profor-EXT: Programa Nacional de Formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária e Contribuições para a Agenda 2030, do qual é um dos autores. A publicação reúne reflexões e resultados das ações realizadas na primeira fase do programa em todo o Brasil e foi organizada pela professora Graciella Corciolli, em coautoria com pesquisadores da UFRPE, UFRGS, UFF e UFDPar.

A UFPA também apresentará relatos de experiência e pesquisas sobre temáticas como o monitoramento de sistemas agroflorestais, o resgate da agrobiodiversidade, a formação de jovens rurais e o papel das universidades na promoção de práticas agroecológicas e sustentáveis. Essas ações contribuem para o fortalecimento da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Integração nacional pela agroecologia – O Profor-EXT leva ao CBA experiências de universidades de Goiás, Pará, Pernambuco, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Sul e Bahia, representadas por equipes regionais da UFG, UFPA, ESALQ/USP, UFRPE, UFS, UFRGS e IF Baiano. Em comum, os trabalhos demonstram o compromisso coletivo com uma extensão rural crítica, participativa e transformadora, pautada na valorização dos saberes populares e na transição agroecológica.

De acordo com a coordenação nacional, a presença no congresso reforça o papel das universidades públicas na construção de políticas de sustentabilidade. “O Profor-EXT articula instituições e territórios em todo o país, fortalecendo redes de conhecimento que unem ciência, práticas sociais e a valorização das comunidades rurais”, destaca a professora Graciella Corciolli.

Sobre o Profor-EXT – O Profor-EXT é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação RTVE. Atualmente, o programa reúne 19 instituições e 21 equipes regionais em 13 estados brasileiros, entre elas, a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), que representam a Região Norte.

O programa atende a mais de 97 assentamentos e 6.900 famílias em todas as regiões do país, promovendo práticas sustentáveis como agroflorestas, restauração ecológica e agricultura de baixo carbono, contribuindo diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

TEXTO: Equipe de Comunicação do Profor-EXT, com edição da Ascom/UFPA

FOTOS: Reprodução do livro

Relação com os ODS da ONU:

ODS 2 - Fome Zero e Agricultura SustentávelODS 11 - Cidades e Comunidades SustentáveisODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo