Com o objetivo de fortalecer o turismo local e valorizar a cultura marajoara, o Campus Soure está promovendo o curso de extensão Marajó em Francês – Formação Nível 1, que busca desenvolver competências em comunicação no idioma Francês voltadas para o atendimento a turistas e para ações culturais no arquipélago do Marajó. A iniciativa faz parte de um conjunto de etapas para o aprimoramento na língua.
A formação é direcionada à capacitação na Língua Francesa para pessoas que trabalham cotidianamente em setores ligados ao turismo no município, ajudando a impulsionar a economia local que recebe um grande fluxo de turistas que visitam a cidade anualmente. Enquanto a primeira etapa do ensino da língua teve foco em situações práticas e específicas do cotidiano turístico, como procedimentos padrões de atendimento ao público; a segunda etapa, que está em andamento, busca ampliar o aprendizado para além de situações cotidianas de atendimento, permitindo a fluidez e autonomia no acolhimento desses visitantes.
“A capacitação vai além da simples tradução, ela busca proporcionar uma compreensão cultural do idioma, permitindo que os alunos estabeleçam uma relação mais rica e autêntica com os visitantes. Esperamos também que o curso seja um ponto de partida para o desenvolvimento contínuo de habilidades linguísticas, criando um impacto positivo no setor de turismo de Soure”, comenta Max Silva, idealizador e professor do projeto.
O curso, que iniciou no dia 15 de outubro, é realizado nas dependências do Campus Soure, com a colaboração do Espaço Mang (moda marajoara) e da Casa de Negro. A atual fase da capacitação conta com 35 participantes e uma carga horária de 180 horas, nas três fases.
Turismo no Marajó – Nos últimos anos, o turismo vem se consolidando como um dos setores mais promissores da economia de Soure, o que chamou a atenção do professor Max Silva, que observou a necessidade de qualificação linguística em setores turísticos do município, como barracas de praia, pousadas, hotéis e restaurantes, que, frequentemente, recebem visitantes estrangeiros e precisam de profissionais aptos a se comunicar de forma adequada.
“Visto que grande parte dos turistas estrangeiros que visitam nossa ilha são franceses, o curso me auxiliará diretamente no atendimento desse público, que, por vezes, acabamos dispensando por não ter tradutor ou guia fluente em Francês disponível para atendimento. Quanto mais pessoas houver com o domínio da língua, mais qualificados estaremos para bem receber nossos visitantes. Soure já vive um grande despertar para o turismo nesses últimos anos, então, com toda certeza, esse mercado só tem a crescer em toda a região“, ressalta Amanda Naylane, participante do curso.
A iniciativa é um grande passo para o desenvolvimento e o fortalecimento da economia local, capacitando e ampliando as oportunidades para os moradores da região, principalmente os que trabalham no setor turístico, possibilitando também uma divulgação educativa da diversidade da cultura marajoara.

