Um dos conjuntos arquitetônicos mais emblemáticos de Belém, o Mercedários UFPA vai transformar o centro histórico da cidade em um epicentro de cultura, cinema e diversidade durante a COP 30, entre 9 e 21 de novembro. O local vai abrigar a Casa BNDES, que será inaugurada neste sábado, dia 8, às 17h30, com a presença do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; da vice-governadora, Hanna Ghassam; do reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; e da diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello.
Com entrada gratuita, o espaço reunirá uma programação intensa de filmes, exposições, performances e experiências sensoriais que conectam arte, ciência e sustentabilidade. O destaque é o CineCOP BNDES, festival que propõe um diálogo entre o cinema e os temas centrais da conferência, levando para as telas histórias sobre a floresta, o território e a resistência dos povos da Amazônia e do Brasil.
A principal atração do CineCOP BNDES será a pré-estreia nacional de Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul, que contará com a presença do elenco e da cantora Fafá de Belém, que empresta sua voz a um dos personagens. Ao longo de 13 dias, o festival exibirá mais de 30 títulos, a partir das 15h.

Programação diversa – A Casa BNDES também vai possibilitar que o público possa mergulhar em experiências sensoriais por meio de projeções na fachada do prédio histórico e filmes em realidade virtual. O espaço vai abrigar, ainda, a exposição inédita “Afluentes: caminhos e histórias do Fundo Amazônia”, que reúne vídeos e fotografias retratando experiências de projetos apoiados pelo Fundo, ao longo de seus 17 anos.
Ao final da Exposição Afluentes, próximo ao Jardim Central, o público poderá vivenciar a Experiência VR Amazônia Viva, primeiro filme de realidade virtual do cineasta Estêvão Ciavatta, que oferece uma jornada em 360° pelas margens do Rio Tapajós. Já na Experiência VR Caatinga, o visitante percorre o bioma brasileiro e descobre como a resiliência e a sabedoria popular transformam a aridez em poesia e vida.
No foyer do auditório, a Mostra “Lendas da Amazônia: Arte e Ancestralidade”, de Nelson Nabiça, apresenta esculturas de personagens como Curupira, Mapinguari e Iara, em um circuito de lendas e guardiões.
Serviço:
Casa BNDES na COP 30
Funcionamento da casa para o público: de 9 a 21 de novembro de 2025
Horário: 15h às 22h
Endereço: Mercedários UFPA, Boulevard Castilhos França, s/n – Bairro Campina, Belém-PA
Entrada gratuita, sujeita à lotação
