“Bosquinho da UFPA” é espaço de debates sobre sustentabilidade e meio ambiente durante a COP 30

Na última quarta-feira, 12, o “Bosquinho da UFPA” foi palco de uma programação paralela à Cúpula dos Povos rumo à COP 30. Em parceria com o Movimento República de Emaús e o Instituto Lixo Zero Brasil, a ação ocupou o Bosquinho pela manhã, com um momento de ideias e pensamentos sobre sustentabilidade e meio ambiente. Além disso, a programação também contou com uma homenagem à servidora Gina Calzavara, responsável pelo Bosquinho há 14 anos.

Com o objetivo de ocupar o Bosquinho e  reconhecer o trabalho de preservação que Gina Calzavara realiza no local há quase uma década e meia, a ação contou com a presença da Banda de Emaús. Sandra Leite, ex-professora do Emaús e membro da Comissão de Sustentabilidade da UFPA, conta que a ação também foi realizada com o intuito de demonstrar os interesses do Emaús, com a UFPA, acerca da Justiça Social.

“São três instituições que estão aqui para abraçar a Gina com relação ao trabalho que ela faz pela permanência das árvores, mesmo diante da ditadura do concreto e dos prédios. Então, é muito importante que tenha esse bosque, porque ele representa um pulmão para um ambiente que pode se transformar em uma área de muito prédio, de muito concreto. Aqui, neste bosque,você tem muitas atividades para fazer ao ar livre, é um laboratório acadêmico vivo. É isso que o Bosque representa para mim”, aponta Sandra.

Emil Hernandez, professor da UFPA Campus Altamira e também membro da Comissão de Sustentabilidade da UFPA, conta que o Bosquinho da UFPA é necessário para a preservação do meio ambiente dentro do campus. “A gente sabe que a saída para a melhora da crise climática vai ser a produção de plantas. E eu acho que isso é um exemplo fantástico, porque, além de mostrar uma diferença térmica para o resto da cidade universitária, você tem uma forma, um espaço para fazer educação ambiental, para gerar muda para distribuir na cidade. E é um espaço muito importante para esse efeito em si, de enfrentamento à mudança climática”, fala Emil.

Na ação, também foram demonstradas maneiras de como efetivar a sustentabilidade, por exemplo, utilizar capacetes de equipamento de proteção individual para plantar sementes de plantas.

TEXTO: Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 12 - Consumo e Produção ResponsáveisODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo