UFPA e Instituto Lixo Zero instalam, no Campus Guamá, estação de orientação para descarte de lixo

Espaço de referência para atividades educativas, visitas técnicas, ações de mobilização e iniciativas de sensibilização voltadas à gestão sustentável de resíduos e à pauta ambiental, o Instituto Lixo Zero, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou ações relacionadas ao Termo de Compromisso “UFPA Lixo Zero até 2040”. As iniciativas ocorreram no período de 10 a 19 de novembro, em frente à Prefeitura da UFPA, no Setor Básico.

Com o intuito de zerar a emissão de resíduos em todos os campi da UFPA, a parceria com o Instituto Lixo Zero vem sendo trabalhada desde o mês de abril deste ano. A ideia é que a própria universidade trate seus resíduos orgânicos, reduzindo o desvio destes, em até 90%, para aterros sanitários. Além disso, a Universidade também trabalha com coleta seletiva, por meio de pontos de arrecadação desses materiais espalhados pelo Campus Guamá da UFPA, os quais são recolhidos duas vezes por semana e levados  a um espaço de armazenamento temporário até serem recolhidos por cooperativas, uma vez por semana.

A parceria foi concretizada em agosto deste ano, com a assinatura do Termo de Compromisso, tendo como piloto o Campus de Soure da UFPA. No Campus Guamá, o Instituto Lixo Zero instalou uma tenda em frente à Prefeitura da UFPA, funcionando como um instrumento educativo da metodologia lixo zero, sugerido pelo instituto para compor a programação da Universidade durante a Cúpula dos Povos Rumo à COP 30, que reuniu milhares de pessoas dentro do campus.

“Tivemos a ideia de criar um ambiente educativo e de acolhimento em frente à Prefeitura , inclusive com ‘móveis’ recolhidos de sobras de obra e outros banners da coleta seletiva. Contamos com o apoio da Proex , da Gráfica da UFPA, de membros da Comissão da Coleta Seletiva e da Comissão de Sustentabilidade”, comenta Raquel Borges, da Prefeitura da UFPA.

Raquel Borges conta que a estação também funcionou como um espaço de acolhimento para as pessoas que passavam pelo local, para outras atividades que eram realizadas no campus. Para ela, “as parcerias possibilitam aprendizado e potencialização de resultados. Por exemplo, pretendemos agregar a instalação da tenda ao serviço de Orientação Socioambiental”. Além do Campus Guamá, o Campus Bragança da UFPA também tem um plano de coleta seletiva. Todos os outros campi da UFPA estão em diagnóstico para implementação desse tipo de coleta.

TEXTO: Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Divulgação

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo