Pró-Reitor de Assistência e Acessibilidade Estudantil da UFPA é eleito para a coordenação do Fonaprace

Com o compromisso de fortalecer a permanência e acessibilidade estudantil como direito, com equidade, diversidade e respeito às realidades regionais, o pró-reitor de Assistência e Acessibilidade Estudantil da Universidade Federal do Pará, professor Ronaldo Araujo, foi eleito, na última quinta-feira, 27, para presidir o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). 

Fundado em 1987, o fórum reúne gestoras e gestores responsáveis pela condução da política estudantil de Instituições Federais de Ensino Superior de todo o país, com a missão de formular diretrizes e articular políticas de assistência e acessibilidade, permanência, inclusão e equidade no ensino superior. 

Com papel estratégico, o Fonaprace assessora a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nas questões estudantis, formula diretrizes comuns e articula reivindicações junto ao governo federal para garantir a manutenção e ampliação da assistência e acessibilidade estudantil. 

A presidência de Ronaldo Araujo tem especial importância num momento em que as universidades federais brasileiras enfrentam desafios orçamentários e as políticas de permanência e inclusão, como bolsas, auxílios financeiros, de moradia, entre outros, ganham centralidade no percurso formativo dos discentes.

Entre os principais desafios para a nova gestão do Fonaprace, encontram-se a articulação por recursos suficientes para políticas de assistência e acessibilidade estudantil; a efetiva implementação da Lei nº 14.914/2024 (Pnaes) como política de Estado; a visibilidade às especificidades regionais, com a equidade de distribuição dos recursos; e a promoção da inclusão e acessibilidade. 

O pró-reitor eleito tem expectativa de  fortalecer o papel do Fonaprace como instância de articulação nacional, com a ampliação dos diálogos, estudos e políticas que respondam às diversidades regionais e garantam o direito à permanência estudantil com dignidade. “Assumo esta presidência com o compromisso de fortalecer a permanência e a acessibilidade estudantil como direitos inegociáveis. É fundamental que o Fonaprace continue ouvindo as diversas realidades regionais e atuando para que cada estudante tenha condições de permanecer e concluir sua trajetória acadêmica com dignidade. Nosso foco será ampliar o diálogo nacional, assegurar a efetiva implementação da Pnaes como política de Estado e defender uma assistência estudantil e acessibilidade mais justas, inclusivas e sensíveis às desigualdades do país”, afirma Ronaldo Araujo. 

Para a comunidade da UFPA, especialmente estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, indígenas, quilombolas ribeirinhos, pessoas com deficiência, entre outros, a presença de um gestor da Região Norte à frente do Fonaprace representa uma oportunidade de ampliação dos canais de diálogo e de visibilidade das demandas locais em nível nacional.

A eleição do pró-reitor de Assistência e Acessibilidade Estudantil da Universidade Federal do Pará representa o reconhecimento da Política de Permanência e Acessibilidade desenvolvida na instituição. A Proaes/UFPA, como órgão de relevância institucional, reforça que a assistência e a acessibilidade assumem parte central da missão da Universidade. 

TEXTO: Dicom /Proaes/UFPA

FOTOS: Fonaprace

Relação com os ODS da ONU:

ODS 10 - Redução das Desigualdades

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo