Luta pelos litorais e águas oceânicas do Sul Global é tema do segundo episódio do Podcast “Vozes do Sul”

Hoje, 2 de dezembro, entrou no ar o segundo episódio do podcast “Vozes do Sul”, uma produção do The Conversation Brasil, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Movimento Ciência e Vozes da Amazônia. Chamado “Litorais Quentes, Pálidos e Em Perigo”, o programa desta terça-feira trata das estratégias tomadas pelo Brasil e pela Austrália para lidar com as ameaças aos seus litorais e às águas oceânicas, como eles lutam para salvar o maior recife de corais e a maior floresta contínua de manguezais do planeta.

A equipe do podcast conversou com especialistas sobre dois dos mais comentados dilemas ambientais dos oceanos do mundo, que ocorrem justamente no Brasil e na Austrália: o aquecimento, a acidificação e o branqueamento da Grande Barreira de Corais australiana, que é a maior estrutura do mundo composta unicamente por organismos vivos; e a ameaça que a quase inexorável exploração de petróleo na Costa Equatorial brasileira oferece aos manguezais da foz do Rio Amazonas, o mais extenso e mais bem preservado cinturão de manguezais do planeta.

“Em 2016, depois de um intervalo de catorze anos, a gente teve um evento enorme de branqueamento na Austrália. Mais da metade dos corais morreu naquele verão extremamente quente. Essa foi a maior mortandade de corais que a gente já tinha visto na Grande Barreira e só foi superada pela de 2024. E quando esse intervalo é assim, tão pequeno, não há possibilidade de acontecer uma recuperação decente”, explicou o diretor do Centro de Excelência para Estudos de Recifes de Coral do Conselho Australiano de Pesquisa, Terry Hughes. Conhecido como “sentinela dos corais”, Terry é o maior especialista do mundo na Grande Barreira.

Além dele, o podcast apresenta o gaúcho Nils Asp, que não tem o apelido oficialmente, mas bem poderia ser chamado de “sentinela dos manguezais” no Brasil. Ele mora e trabalha há 20 anos no norte do Pará, onde leciona na UFPA e integra o Observatório para a Foz do Amazonas, uma rede de mais de 100 pesquisadores que trabalham de forma interdisciplinar para entender e propor soluções para os problemas da região.

Para a equipe do The Conversation, Nils deu uma aula sobre os riscos da exploração de óleo e gás na região, sem esquecer dos componentes sociais, econômicos e de desenvolvimento que tornam essa questão – explorar ou não explorar combustíveis fósseis numa das regiões mais sensíveis para a preservação do planeta – um dilema ainda mais complexo.

Vozes do Sul – O trabalho é assinado por uma equipe de jornalistas liderada pela editora de Ambiente, Luciana Julião. Os episódios 1 e 2, você pode ouvir agora – gratuitamente, no site do The Conversation Brasil ou tocando no botão da plataforma de áudio de sua preferência.

“Vozes do Sul” é uma coprodução do The Conversation Brasil com a Universidade Federal do Pará (UFPA), financiamento do Council on Australia Latin America Relations (Coalar) e consultoria estratégica do The Conversation Media Group.

TEXTO: Ciência e Vozes da Amazônia

ARTES: Ciência e Vozes da Amazônia

Relação com os ODS da ONU:

ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do ClimaODS 14 - Vida na Água

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo