Já está no ar o terceiro episódio do podcast Vozes do Sul, que tem como tema: “Fogo e pecuária: Desafios de dois celeiros do mundo”. Em cerca de 44 minutos, a jornalista Luciana Julião, editora de Ambiente do site The Conversation Brasil, convida o público a uma reflexão sobre a importância do manejo do fogo nas atividades produtivas no Brasil e na Austrália.
“O fogo é, portanto, um elemento importante que nossa equipe explorou nos dois países, mostrando como o que hoje é um grande vilão contra a preservação já foi e ainda pode ser uma ferramenta poderosa para a preservação e o desenvolvimento de técnicas que não destroem a floresta e alimentam uma economia extrativista saudável”, destaca o texto que descreve o novo episódio.
O conteúdo é fruto de uma coprodução do The Conversation Brasil com a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Movimento Ciência e Vozes da Amazônia, financiamento do Council on Australia Latin America Relations (COALAR), consultoria estratégica do The Conversation Media Group, e marca a primeira produção de podcast da plataforma.
“A presença humana ajuda a floresta amazônica, porque o manejo das pessoas aumenta a biodiversidade, não diminui. A paisagem que a gente vê da floresta hoje foi totalmente manejada. Ainda hoje, se você fizer escavações em algumas regiões da floresta, você vai encontrar uma coisa que a gente chama de terra preta de índio: uma fertilidade diferenciada, com resquícios de uma comunidade que viveu durante centenas, milhares de anos ali”, ressalta o antropólogo Flávio Barros, professor da Universidade Federal do Pará.
Flávio é um dos entrevistados desse terceiro episódio. No Brasil e na Austrália, ecologistas e especialistas em manejo de fogo levam o ouvinte a descobrir conceitos que desafiam o senso comum, e comprovam que a mão do homem pode e deve ser benéfica a grandes e frágeis ecossistemas.
“Manter as grandes florestas em pé hoje é um desafio ainda mais crucial, por conta do aquecimento global e das mudanças climáticas. Junto com os oceanos, elas são as grandes absorvedoras do excesso de carbono que as atividades econômicas do mundo globalizado produzem”, reforça outro trecho que apresenta o novo conteúdo, ao acentuar que: “uma dessas fontes, especialmente no Brasil e na Austrália, é a atividade pecuária. Por isso, neste episódio nossa equipe foi investigar também o que cientistas dos dois países estão fazendo para minimizar a emissão de gases de efeito estufa gerada pelos seus rebanhos bovinos, que estão entre os maiores do mundo. E descobrimos como a criatividade e o conhecimento para encontrar soluções baseadas na natureza já estão começando a minimizar esse problemão”.
“Fogo e pecuária: Desafios de dois celeiros do mundo” já está disponível no site do The Conversation e também nas principais plataformas de áudio.
Projeto – Em cinco episódios semanais, sempre às terças-feiras, “Vozes do Sul” traz o resultado de dezenas de entrevistas com acadêmicos e detentores do saber ancestral dos povos originários nos dois países sobre a ciência por trás do combate aos incêndios florestais, aos impactos da mineração, ao aquecimento das águas oceânicas e à influência da agropecuária no aquecimento global. O podcast também traz exemplos de inovação que Brasil e Austrália – onde abundam a força do sol, do vento, dos rios e das ondas – desenvolvem na área de energia renovável.
