Na tarde da última quinta-feira, 18, o Centro Acadêmico de História da Universidade Federal do Pará (Cahis-UFPA) realizou o lançamento do livro Entre as memórias da história: Arquivo do Centro Acadêmico de História (Campus Guamá/UFPA). Composto por relatos dos voluntários do projeto de mesmo nome do livro, a coletânea foi organizada pelo professor da Faculdade de História de Ananindeua Francivaldo Nunes e pelo discente de Bacharelado em História da UFPA Campus Guamá Julio Cesar Abreu.
Realizado no Centro de Memória da Amazônia (CMA), o Projeto “Entre as memórias da história: Arquivo do Centro Acadêmico de História” contou com a participação de 12 discentes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em História, Bacharelado em Arquivologia, Bacharelado em Biblioteconomia da UFPA, e um discente de Licenciatura em História da Universidade da Amazônia (Unama).
A ideia de promover o projeto nasceu após o discente de Bacharelado em História da UFPA Júlio César perceber a maneira como o arquivo do Centro Acadêmico de História estava sendo preservado. Então, Júlio e os discentes Renan e Erick, de Biblioteconomia e História, decidiram implementar um projeto que elaborasse a preservação desse acervo de documentos.

“Eu acredito que a importância deste livro é muito grande. Primeiro, porque ele trata de uma obra que condensa relato de experiências de graduandos, ou seja, a gente tem a oportunidade de consultar um livro que foi feito por mãos de pessoas somente da graduação. Segundo, porque também preserva a memória do projeto, do que aconteceu no projeto e de como ele se desenrolou. Terceiro, porque aponta um caminho para pesquisas historiográficas com essa documentação. E uma quarta razão, que eu acho muito interessante, é que ele é fruto de um projeto que preserva a memória da própria faculdade, da própria universidade e dos próprios docentes daqui, da Universidade”, explica Júlio César.
Para os discentes de Licenciatura em História e voluntários do projeto, Kaylane Leite e Lucas Azevedo, que ficaram entusiasmados com o lançamento do livro, a experiência de ter feito parte do projeto foi única. “Ver o resultado deste trabalho em formato de livro é extremamente significante. É muito importante não só na minha vida acadêmica, mas também na minha vida pessoal, por ver que eu consegui escrever o capítulo de um livro, consegui contribuir com os meus amigos e consegui concluir um projeto que é pioneiro na Amazônia. Então, é muito importante e foi uma experiência sem igual”, comenta Kaylane.

Para Lucas, que também higienizou, organizou e catalogou os documentos, além de ter escrito um dos capítulos do livro, a experiência foi inovadora e feliz. “É uma sensação de muita felicidade e de realização, porque nós nos empenhamos muito durante o projeto e nos dedicamos muito, e ver esse resultado final, com os documentos disponíveis no site para pesquisas e o livro sendo impresso, é realmente maravilhoso. É incrível ver os resultados deste projeto”, ressalta o voluntário do projeto.
A primeira fase do Projeto “Entre as memórias da história: Arquivo do Centro Acadêmico de História” se deu com a elaboração de um edital de seleção para bolsistas e voluntários para o projeto. No total, o projeto contou com dois alunos bolsistas e oito alunos voluntários. Já a segunda fase do programa consistiu na higienização e organização dos documentos que foram selecionados, etapa que levou cerca de três meses. E, por fim, a catalogação, que catalogou por volta de seis caixas contendo ofícios, periódicos, divulgações e assembleias.
O livro teve exemplares distribuídos no dia do lançamento, para os convidados presentes, e também está disponível para acesso na página da editora.
