A Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA), um espaço de formação profissional e inovação pedagógica em diferentes níveis e modalidades da Educação Básica, torna público o processo seletivo para o ingresso de novos(as) alunos(as) no ano letivo de 2026. As inscrições iniciam nesta sexta, 16, e podem ser feitas no site do Centro de Processos Seletivos (Ceps/UFPA).
As vagas da seletiva são divididas por etapas de ensino, começando pela Educação Infantil, que terá ofertas para as turmas de Pré I e Pré II. Para o Ensino Fundamental, são oferecidas vagas na turma do 4º ano e nas turmas de anos finais, do 6º ao 9º ano. Já na última etapa do Ensino Básico, são concedidas apenas vagas para o 1º ano do Ensino Médio. Nas turmas de Pré I e Pré II, especificamente, também serão disponibilizadas vagas para Pessoas com Deficiência (PcD).
Para participar do processo de seleção, é necessário realizar a inscrição on-line até o dia 22 deste mês, exclusivamente na página do Ceps, além de pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 25. Os(As) responsáveis interessados(as) em requerer a isenção do pagamento devem fornecer, no ato da inscrição, o Número de Identificação Social (NIS), e preencher a declaração de que o(a) candidato(a) é membro de família de baixa renda. A isenção deve ser solicitada até o dia 17 de janeiro.

Sorteio – A seleção dos(as) candidatos(as) será feita por meio de um sorteio público on-line transmitido ao vivo, com base no número atribuído individualmente a cada participante. O sorteio será realizado no dia 5 de fevereiro, a partir das 9h30.
Após o período de interposição de recursos previsto no edital, o resultado final será divulgado no dia 9 de fevereiro, na página do Ceps e no quadro de avisos da Escola de Aplicação, localizada na Avenida Perimetral, em Belém/Pa.
Matrícula – O ingresso dos(as) candidatos(as) sorteados(as) deverá ser confirmado mediante o recebimento e preenchimento do KIT de Matrícula, o qual será disponibilizado a partir do dia 10 de fevereiro, pela Coordenação de Ensino correspondente à vaga concorrida. Os(As) responsáveis devem preencher e assinar toda a documentação, além de fornecer documentos obrigatórios para a efetivação da matrícula, como histórico escolar, certidão de nascimento, comprovante de residência, entre outros.
Caso o(a) responsável ou representante não compareça à Escola de Aplicação para efetivar a matrícula e/ou não apresente a documentação comprobatória dentro do prazo, o(a) candidato(a) perderá automaticamente a vaga.
Para mais informações acerca do processo seletivo 2026 da Escola de Aplicação da UFPA, acesse o edital.
