A Universidade Federal do Pará já tem data para divulgar o resultado final do Processo Seletivo Especial destinado à seleção de candidatas(os) Indígenas e Quilombolas (PSE-IQ 2026). Na próxima segunda-feira, 19 de fevereiro, às 10h45, todas(os) as (os) candidatas(os) inscritas(os) na seleção poderão conferir o resultado, que será disponibilizado na página do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps).
A programação terá início com uma reunião da Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) com o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, às 9h, para a entrega formal do resultado.
Após a reunião, haverá uma cerimônia no auditório do Hall da Reitoria, a qual contará com a presença do reitor e da vice-reitora, Loiane Prado Verbicaro, além das(os) representantes das unidades responsáveis pela execução do processo seletivo, como a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), o Centro de Processos Seletivos (Ceps), o Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac), a Procuradoria Federal junto à UFPA e a Superintendência de Políticas Afirmativas e Diversidade (Diverse), e das Associações dos Estudantes Quilombolas(ADQ) e dos Povos Indígenas Estudantes na UFPA (Apye). A cerimônia poderá ser acompanhada ao vivo, no canal da UFPA.
Para finalizar a programação, haverá a leitura do listão dos aprovados no PSE-IQ 2026, que será transmitida nos perfis da ADQ e da Apye.
Habilitação – Assim que o resultado final for divulgado, o Centro de Indicadores Acadêmicos (Ciac) deverá publicar o Edital de Habilitação ao Vínculo Institucional com o prazo para que as(os) estudantes classificadas(os) possam preencher o Cadastro Online de Calouros (COC) e confirmar os respectivos vínculos com a UFPA. Aquelas(es) que desejarem se preparar e se organizar para esse processo de habilitação, em antecipação, podem conferir no Edital de Abertura do PSE-IQ 2026 a lista de documentos obrigatórios para essa etapa.
PSE Indígenas e Quilombolas – O PSE-IQ é uma seleção para cursos de graduação da UFPA destinada a estudantes indígenas e quilombolas que não realizaram ou iniciaram curso de graduação e que se encontram em condições de vulnerabilização étnico-racial. No total, para a seleção de 2026, foram ofertadas 382 vagas para quilombolas e 382 para indígenas, divididas nas 191 ofertas de cursos, incluindo o curso de Inteligência Artificial, que terá sua primeira turma na Universidade.

