UFPA sedia Encontro de Fortalecimento das Unidades SIASS da Região Norte

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (Progep), sediou, nos dias 20 e 21 de janeiro de 2026, o Encontro de Fortalecimento das Unidades SIASS da Região Norte. O evento reuniu representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e das Unidades do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), rede responsável pela promoção da saúde, prevenção de riscos e assistência à saúde e segurança dos servidores públicos federais. 

O pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana, ressaltou que a realização do encontro na UFPA reforça o papel de liderança que a Progep vem exercendo no cenário nacional. “A escolha do governo federal, por sediar este evento em Belém e especialmente na UFPA, evidencia o reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido e consolida a nossa atuação como referência na articulação e no fortalecimento das políticas de saúde, qualidade de vida e segurança do trabalho no serviço público. Mais do que um espaço de troca de experiências, este encontro reafirma o protagonismo na agenda nacional do SIASS”, destacou.

No primeiro dia, a programação do encontro contemplou debates estratégicos voltados ao aprimoramento das ações de atenção à saúde e à segurança dos servidores públicos federais, incluindo questões relacionadas ao combate do assédio e das discriminações. Entre os temas que foram abordados pelas representantes do MGI, Cynthia Beltrão e Isabel Braga, estiveram as perspectivas de atualização e melhor integração do SIASS, com a apresentação das iniciativas que vêm sendo desenvolvidas e planejadas pelo Órgão Central, além do momento “Fala SIASS”, espaço dedicado à troca de experiências e ao compartilhamento dos principais desafios enfrentados pelas unidades da região.  

Outro destaque da programação foi o Painel “Segurança do trabalho em pauta”, conduzido por Tais Porto, que trouxe para a discussão as políticas e os instrumentos voltados à promoção da saúde e à prevenção de riscos no âmbito do Serviço Público Federal, bem como o debate sobre a necessidade de aperfeiçoamento da gestão e o levantamento de prioridades no que diz respeito aos desafios e às dificuldades enfrentados para implementação das políticas de saúde e segurança do trabalho. 

TEXTO: Assessoria Progep/UFPA

FOTOS: Assessoria Progep/UFPA

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo