LCPETRO

Laboratório de Ciência e Engenharia de Petróleo

O Laboratório de Ciência e Engenharia de Petróleo da UFPA (LCPetro – ANP Nº 0829/2018), vinculado ao Grupo de Pesquisa em Ciência e Engenharia de Meios Porosos (GCEMP), está localizado estrategicamente na costa nordeste paraense. Tem como viés principal o estudo do escoamento de fluidos em rochas. Nesse sentido, atua na aplicação de técnicas que visam melhorar a produção dos poços de petróleo e na redução das emissões de CO2 por meio do armazenamento geológico de carbono. Para tanto, utiliza técnicas de caracterização de fluidos, interação sólido-fluido e meios porosos. O laboratório conta espaço físico de cerca de 100 m2, onde está instalada a infraestrutura que conta com simuladores físicos de reservatório que atingem 10000 psi, saturadores de fluidos, equipamentos de petrofísica básica, máquinas para corte de amostras, viscosímetro, espectrômetro de absorção atômica e um microtomógrafo de última geração. O laboratório foi montado com recursos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PD&I de empresas, como a Petrobras e TotalEnergies. As pesquisas desenvolvidas estão inseridas nos programas de pós-graduação em Engenharia Química (PPGEQ), Geofísica (CPGF) e Geologia e Geoquímica (PPGG). Por meio da infraestrutura instalada e equipe montada, está trabalhando para colocar a Universidade Federal do Pará dentre as lideranças científicas nessas linhas de pesquisa.

Município

Gestão

Coordenador(a):
Cláudio Regis dos Santos Lucas

claudiolucas@ufpa.br

Contatos e Localização

lcpetro.ufpa@gmail.com

Telefone:
+55 91 9 9898-8983

Endereço:
Rua Raimundo Santana Cruz, s/n, Campus Universitário de Salinópolis - Bairro São Tomé - CEP 68721-00 - Salinópolis - Pará - Amazônia - Brasil

teste