menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável

A UFPA tem contribuído para este objetivo de diversas formas, com destaque para as seguintes ações:

  • Auxílio Emergencial Alimentação para Estudantes
    Com o intuito de combater a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável, a UFPA tem o Restaurante Universitário (RU) desde 1993. O RU tem a capacidade de produzir 7.000 refeições ao dia. Todavia, em 2020-2021, devido à pandemia de covid-19, foram paralisadas as refeições. Como forma de remediar isso, foram disponibilizados auxílios emergenciais de alimentação para os estudantes mais vulneráveis (ProRU) no valor de R$150,00 – programa este que, inclusive, contempla o Eixo de Alimentação Estudantil do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
    Mais informações
  • Feira de Agricultura Familiar
    A ação organizada pelo Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e dos Institutos de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), de Letras e Comunicação (ILC), de Ciências da Saúde (ICS) e de Tecnologia (ITEC), a Feira da Agricultura Familiar é realizada desde 2015 com o objetivo de valorizar o trabalho do pequeno agricultor e conectá-lo diretamente com o consumidor. Por intermédio da feira, pequenos empreendedores da agricultura comercializam seus produtos e ganham novas oportunidades para expandir seus negócios. Além de incentivar a comercialização diretamente para os consumidores, esta ação tem o papel educativo de proporcionar alternativas para uma boa alimentação e melhoria da qualidade de vida.
    Mais informações
  • Projeto Eco Xingu
    O Projeto Eco Xingu, desenvolvido pelos alunos do Campus Universitário de Altamira da UFPA, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2021 como uma das iniciativas que disseminam boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Eco Xingu é voltado para a Agricultura Familiar e visa atender aos produtores rurais da região da Transamazônica e do Xingu. Coordenado pelo Time Enactus UFPA Altamira, o projeto surgiu da necessidade de desenvolver práticas de educação ambiental, principalmente no que diz respeito ao descarte de plásticos usados na produção de mudas e a substituição deles por eco-tubetes, produto feito com garrafas PET.
    Mais informações

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo