menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

ODS 15 – Vida Terrestre

A UFPA tem contribuído para este objetivo de diversas formas, com destaque para as seguintes ações:

  • Projeto de Restauração dos Manguezais Degradados em Bragança (REDEMA)
    Cooperação técnica para projetos comunitários da agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), em Bragança, Pará, Brasil. Um dos frutos do projeto é o livro “Replantando Manquezais”, de TSUJI, Takayuki & FERNANDES, Marcus Emanuel Barroncas, que traz o resumo das experiências sobre a produção de mudas e o reflorestamento de três espécies de mangue – seribeira, mangueiro e tinteira – na Amazônia brasileira.
    Mais informações
  • Programa Ecológico de Longa Duração – Rede Amazônia Sustentável (PELD-RAS)
    Tem como principal objetivo compreender os impactos causados por diferentes distúrbios climáticos (seca extrema) e antrópicos (incêndios florestais e extração madeireira) e o funcionamento das florestas da Amazônia, bem como a trajetória de recuperação dessas florestas ao longo do tempo.
    Mais informações
  • Projeto ConViva
    O projeto busca promover uma boa convivência entre a comunidade universitária e os animais silvestres que coabitam o Campus Guamá, em Belém, evitando conflitos que possam vir a ocorrer. Dessa forma, trabalha tanto no resgate de escamados (lagartos e serpentes), anfíbios (sapos, rãs e pererecas), tartarugas, jacarés e mamíferos silvestres que se encontram no campus quanto na conscientização e divulgação científica voltados para a comunidade universitária.
    Mais informações
  • Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGE)
    O Programa foi criado em 2015, por meio de um convênio firmado entre a UFPA e a Embrapa Amazônia Oriental, e visa avançar no conhecimento teórico e empírico da Ecologia, incluindo suas abordagens básicas que são a autoecologia, a biologia de populações e os estudos de comunidades e ecossistemas. Oferecendo Mestrado e Doutorado Acadêmicos, o PPGECO se estrutura a partir de uma única Área de Concentração, em Ecologia, desenvolvendo quatro Linhas de Pesquisa: Ecologia de Comunidades e Ecossistemas; Ecologia de Organismos e Populações; Ecologia de Paisagem; e Ecologia Teórica e Aplicada.
    Mais informações

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo