menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

ABC diploma pesquisadores da Região Norte como Novos Membros Afiliados

"28.09.2018

Jovens pesquisadores da Região Norte do Brasil receberam da Academia Brasileira de Ciências (ABC) a diplomação como Novos Membros Afiliados, eleitos para o período de 2018 a 2022. A categoria foi criada recentemente pela ABC, e a cerimônia é organizada pelas regionais. O evento de diplomação ocorreu no dia 28 de setembro, no Campus da Universidade Federal do Pará, em Belém. 

A programação da Regional Norte foi aberta pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/UFPA), Rômulo Simões Angélica. Ele prestou uma homenagem ao professor Horácio Schneider, que faleceu na última quinta-feira, dia 27, e destacou a importância de ter pesquisadores como membros da ABC. “A ABC tem participado ativamente em fóruns de decisões de políticas para ciência e tecnologia no País, e, na UFPA, nós temos vários membros titulares da Academia. O professor Horácio foi um dos Membros Titulares da Associação.”

"28.09.2018Também participaram da cerimônia de abertura o vice-presidente da Regional Norte, Roberto Dall’Agnol, professor aposentado do Instituto de Geociências da UFPA. Após a diplomação dos novos membros afiliados, o pesquisador Christopher Wood, membro correspondente da ABC, ministrou a Conferência “Lições de Fisiologia, Toxicologia e Orientação da Amazônia”.

A programação seguiu com as conferências dos novos membros afiliados e de uma mesa-redonda sobre Mulher e Ciência na Amazônia: Desafios e Perspectivas.

Os novos membros afiliados – Os jovens pesquisadores são indicados e escolhidos por membros titulares da ABC com atuação nas suas regiões. Este ano, foram quatro jovens pesquisadores da Região Norte do Brasil que receberam a diplomação.

Os novos membros afiliados são os pesquisadores Daniele de Almeida Medeiros, do Instituto Evandro Chagas (IEC); Juliana Schietti de Almeida, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Rodolfo Jaffé Ribbi, do Instituto Tecnológico Vale (ITV); e Rommel Jucá Ramos, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

"28.09.2018Para o professor Rommel Ramos, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFPA), integrar a ABC é um marco na sua carreira como cientista e representa o resultado de um trabalho em equipe. “Além dos orientadores, eu tive estrutura da Universidade, e isso, com certeza, colaborou para que eu chegasse até aqui. O objetivo é divulgar a ciência e, como grupo de ciência e como pesquisador, eu pretendo atuar principalmente no interior do Estado, junto com outros professores que também precisam de colaboração em Biologia Computacional, que é a minha linha de pesquisa. Assim poderemos fazer todos crescerem juntos.”  

ABC – A Academia Brasileira de Ciências (ABC), fundada em 1916, é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas importantes para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas.

As ações da ABC abrangem a realização de seminários e workshops, nacionais e internacionais, e a produção de documentos. Além disso, procura acompanhar as principais ações dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, tanto na execução da Política Nacional de CT&I (PNCT&I) quanto no provimento da fundamentação científica necessária à formulação de políticas públicas e à tomada de decisões. Atua internacionalmente em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo