Abertas inscrições de propostas para projetos de extensão da Universidade

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), divulgou a abertura das inscrições dos programas “Eixo Transversal”, que tem o objetivo de integrar o ensino, a pesquisa e a extensão a fim de promover a qualidade da formação universitária e “Navega Saberes”, que busca possibilitar a inclusão social por meio das tecnologias da informação e comunicação. O prazo para interessados na submissão de projetos extensivos dentro da Universidade iniciou dia 8 de maio e se estenderá até 7 de junho de 2024.

As propostas deverão se enquadrar em uma das áreas temáticas previstas no Plano Nacional de Extensão: Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção, Comunicação e Trabalho. Na escolha de qualquer um dos temas, os projetos de extensão ainda terão que estar vinculados ao Projeto Pedagógico de Curso de Graduação da unidade do proponente da ideia.

Na metodologia do trabalho, a proposta poderá envolver mais de uma unidade da UFPA, sendo possível contemplar também outras instituições públicas ou privadas fora da Universidade. Além disso, o projeto deve, obrigatoriamente, indicar pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que se relacione com a ideia apresentada.

Cada programa concederá 100 bolsas voltadas a estudantes em situação de vulnerabilidade econômica, com vigência de 12 meses. Os editais destacam que o compromisso de cada projeto classificado será de responsabilidade do coordenador, de toda a sua equipe técnica e do aluno que receberá uma bolsa, no valor de RS700,00 por mês.

Como participar – Para realizar a inscrição, os interessados devem preencher o formulário e anexar os documentos solicitados via o Módulo de Extensão do SIGAA até o dia 7 de junho de 2024. A função de coordenador de projeto é exclusiva para docente ou técnico-administrativo com ensino superior completo que integre o quadro atual da UFPA.  Cada proponente poderá submeter apenas uma proposta no edital e ela não pode estar associada a bolsa de qualquer outro vínculo com a Proex. A relação das propostas aprovadas será divulgada no site da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, após o julgamento de todos os recursos finais.

Submissão de Propostas aos Programas “Eixo Transversal” e “Navega Saberes”
Período de inscrições: de 8 de maio a 7 de junho de 2024
Editais dos Programas: “Eixo Transversal” e “Navega Saberes”
Inscrições:  Manual do SIGAA – Cadastro de Projeto de Extensão