Para promover a formação da comunidade acadêmica da UFPA, a Pró‐Reitoria de Pesquisa e Pós‐Graduação (Propesp) abre o período de submissão de propostas para o Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT). O objetivo é qualificar as atividades fim e as atividades meio na Instituição, em cursos de pós-graduação stricto sensu. O edital prevê apoio para Programas de Pós-Graduação que criem turmas, em 2021, para capacitar docentes ou técnicos da UFPA.
O PADT compreende tanto ações dirigidas a Programas de Pós‐Graduação da UFPA que oferecem vagas especiais para docentes e técnicos da Instituição quanto ações voltadas aos próprios servidores que realizam os cursos de pós‐graduação na UFPA. A ideia é contribuir para o crescimento profissional dos servidores da Universidade. O apoio será concedido para PPGs stricto sensu da UFPA que criarem turmas especiais ou vagas especiais em turmas regulares, com início em 2021. Pode solicitar apoio qualquer PPG da UFPA que ofereça curso de Mestrado ou Doutorado.
Critérios – O apoio aos PPGs consistirá na concessão de recursos de custeio, ou outro tipo de concessão de valor equivalente. O PPG que ofertar quatro ou mais vagas especiais de Mestrado, especificamente para docentes ou técnicos da UFPA, poderá receber até 20 mil reais de custeio. O PPG que ofertar quatro ou mais vagas especiais de Doutorado poderá receber até 30 mil reais. Caso o programa selecione menos de quatro servidores, o recurso será proporcional à quantidade de selecionados. Contudo o inverso não se aplica. A Propesp apoiará diferencialmente os PPGs que oferecerem turma especial para servidores de campi do interior com custeio das passagens e as diárias dos docentes quando a oferta da disciplina e/ou atividade for presencial.
O ingresso dos alunos pode ser previsto na condição de alunos regulares ou especiais. A concessão será efetivada após a informação pelo PPG à Propesp da matrícula dos docentes ou dos técnicos da UFPA. É obrigatório disponibilizar aos alunos especiais as mesmas condições oferecidas aos demais discentes do programa e informar semestralmente a Propesp sobre eventuais desistências de alunos e sobre a conclusão do curso pelos docentes e pelos técnicos.
Para submeter propostas – O PPG deve enviar para a Coordenadoria de Capacitação a informação de que está aderindo ao Edital. Em data posterior à adesão, deve encaminhar o seguinte documento: Edital de Seleção do PPG, com indicação, entre outras informações julgadas relevantes, do nível do curso, do público-alvo (apenas docentes ou apenas técnicos), do número de vagas, da condição de matrícula dos alunos (regular ou especial) e da data de início do curso.
O Programa de Pós-Graduação deverá informar a Propesp sobre o resultado do processo seletivo; o comprovante de matrícula dos alunos, a lotação de origem e o cargo. Depois de apresentada a documentação, o programa receberá o apoio previsto, independentemente da data de início do curso. A submissão de propostas deve ser feita antes de o PPG publicar edital de seleção próprio. Para adesões feitas até 30 de junho, o recurso será repassado no mesmo ano. Para adesões feitas após 30 de junho, o recurso será repassado no primeiro semestre do ano seguinte. A adesão ao Edital poderá ser feita até o dia 31 de dezembro de 2021.
Serviço:
Edital do Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT).
Data: submissão até 31 de dezembro de 2021
Link do Edital
Mais informações e submissão de propostas no site da Propesp.
Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte gráfica: Mkt Ascom