Açaí na alimentação escolar no Marajó abre discussão sobre política educacional

Conhecida como a Veneza paraense, Afuá recebeu, no dia 30 de julho, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para a 5ª reunião do Projeto “FNDE Chegando Junto”. O conselheiro Cezar Colares; a presidente da autarquia, Fernanda Pacobahyba; os conselheiros do TCE Amapá; o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira; além de servidores das instituições e de municípios marajoaras discutiram temas como o transporte e, principalmente, a alimentação escolar.

Durante a reunião, representantes de Afuá e Curralinho apresentaram ao FNDE boas práticas na alimentação escolar que são realizadas nesses municípios. E quando se trata de alimentação no Marajó, a preferência é quase uma unanimidade, o açaí. Foi pensando nisso que a Secretaria de Educação de Afuá desenvolveu o Projeto “Açaí na Escola”, em que as máquinas do fruto são instaladas nos próprios centros educacionais para que os frutos sejam batidos diretamente para contemplar a merenda escolar dos estudantes.

“Esta reunião de hoje é muito emblemática. O FNDE está reconhecendo que precisa ter um tratamento adequado para essa nossa região do Marajó. Nós estamos falando de escolas que ficam distantes da sede do município, algumas que não têm energia elétrica e que nós temos um custo maior e uma dificuldade muito grande de fazer chegar alimentação nessas escolas. E aqui, hoje, foram apresentados dois projetos muito interessantes, um do município de Curralinho e outro de Afuá, que é de poder ter o açaí na alimentação escolar. É uma forma de efetivamente fazer ter uma regularidade maior de alimentação escolar”, acredita o conselheiro Cezar Colares.

Na sequência, a comitiva foi até as escolas conhecer de perto como funciona o projeto. Para a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, esta é uma experiência fundamental para a efetividade das ações do Fundo. “Estar aqui para a gente é riqueza, porque a gente consegue aprender a característica local e fazer com que aquilo faça sentido. Infelizmente, ainda há muitas políticas públicas do nosso país, celebradas ao longo dos anos, que fazem sentido para algumas regiões, mas não fazem para outras. Então, a gente está aqui aprendendo com a comunidade do Marajó, que tem suas peculiaridades, que tem as suas riquezas, para melhor desenharmos o nosso trabalho”, disse a presidente.

O conselheiro Cezar Colares aproveitou a ocasião para explicar quais serão os próximos passos do projeto. “Agora, já fruto desta reunião, vamos formar um grupo com o FNDE, com a Universidade Federal do Pará e com os municípios para encontrarmos uma forma simplificada de comprar este fruto do açaí na própria região, ao lado da escola, de forma legal, para que isso possa ser ofertado praticamente no dia a dia ou tantas vezes forem necessárias por semana para os alunos”.

Representando a UFPA, o atual vice-reitor e reitor eleito para o próximo quadriênio, Gilmar Silva, ressaltou a importância desta parceria e do papel desempenhado pela Universidade como produtora de conhecimento científico e formadora de recursos humanos para o desenvolvimento da região.”A nossa  busca por excelência na formação das pessoas e na construção do conhecimento científico se orienta pela responsabilidade social. Não é possível pensar o desenvolvimento regional sem a educação. A UFPA está presente em 12 campi no estado, alcançando 82 municípios paraenses, então temos um compromisso com o futuro da Amazônia e queremos formar, com graduação e pós-graduação, a nossa gente de todos os cantos deste estado”, afirmou.

TEXTO: Assessoria TCM/PA, com edição da Ascom/UFPA

FOTOS: Assessoria TCM/PA

ODS 2 - Fome Zero e Agricultura SustentávelODS 3 - Saúde e Bem-EstarODS 11 - Cidades e Comunidades SustentáveisODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação